hoje vamos falar sobre um arraza quarteirao de gbc.
isso mesmo pokemon Yellow.
Pokémon yellow foi criado para almentar as vendas do game boy, ele segue a primeira temporada do anime,ou seja,você é o verdadeiro ash,tem o pikachu,pode pegar o pidgeotto na floresta de veridiana e etc.
em pokemon yellow,vc vai sair em uma jornada, no laboratório do professor carvalho so tem um pokemon na mesa,um eeve,mas o professor não está lá,como sempre,então vc vai embora sem um pokémon,e ele sai de sua casa,e te segue e diz que pokemon selvagem podem aparecer na grama,e um pikachu aparece,o professor o captura e você o segue até o laboratório,ele diz pra voce pegar o pokemon na mesa,e o gary fica com raiva dizendo que queria pegar um pokémon e também,então voce vai la e vai pegar o evee,então o gary vai e te empurra,pegando o pokemon e vc pensa que fica sem nenhum e deveria ter apertado A quando ele fico com a exclamação na cabeça,mas o professor diz que poderia te dar o pikachu que acabou de capturar na grama. então você recebe o pikachu e vai embora,mas gary te desafia pra uma batalha como nos jogos r/b/g e depois de batalhar,voce pode ir embora,mas como sempre,presica de poke bolas e vai no poke mart e o resto vocês já sabem não é? entrega pro professor,recebe a pokédex vai embora capturando pokemon e a menos que enjoe do jogo,continua jogando até finalizar o game. vamos ajudalos a pegar mew e o trio inicial de kanto,e também vamos por um detonado,que eu mesmo vou fazer,pra dispensar créditos e comecar de onde parei.pokémon yellow é um ótimo jogo,feito nao so para almentar a venda de game boys mas para também promover o anime,nessa época,ash ja tava na liga pokémon e muitos garotos queriam chegar na elite dos 4 e virar um ''mestre'' antes do ash pra provar que tinham o que era nescessario para ser um mestre pokémon,quando compravam,faziam o possivel para capturar os mesmos pokémon que ash pegou no anime,como pescar durante horas para pegar um krabby como setimo pokemon,evoluir o caterpie,nao capturar nenhum pokémon na montanha lua,(o que eles perceberam que deveriam ter feito há muito tempo)e algums devem ter ficado com raiva de ver que ash perdeu na liga pokémon quando eles só tinham umas 2 insígnias,mas as vendas foram tão altas que inventaram johto,hoenn e sinnoh,e recentemente unova,mas falaremos dessas regiões depois.vamos nos concentrar em kanto agora,no detonado.Bem,depois de pegar o pikachu e seguir pela rota 1,chegará em veridian,poderá seguir pela direita para enfrentar gary com 2 pokémon,o que não é uma boa idéia,pois se seu pikachu perder,não terá outro pokémon para continuar a batalha,treine seu pokémon até veridian,cure ele no centro e vá ao mercado,ao receber o pacote,volte para pallet e entregue ao professor cara..digo,carvalho.Então,pegue a pokédex e siga para a casa do Gary,pegue o mapa de Kanto com a Daisy e siga para veridian,capture algums pokémon(o professor te dá pokébolas) e cure eles no centro,vá para a esquerda para combater o Gary e depois vá até a rota 2,siga ao norte,e entre na floresta de Veridiana,aconselho não ter capturado o pidgey na rota 1 pois pode capturar o pidgeotto se quizer,aqui também podemos pegar caterpie e weedle,e suas formas casulo.quando terminar de capturar e treinar seus pokemon,vá até a saída e então derrote alguns bug catchers.e va para pewter,lembre-se de ter evoluido caterpie para buterfree,poissedrá de grande ajuda contra brock,derrote o unico cara antes de brock para treinar buterfree,e siga até brock,derrote geodude e onix e pegue a insígnia da pedra,vá embora de pewter e continue capturando pokémon,até chegar na montanha lua,capture todos os pokémon que vir se não tiver, se não quizer gastar muito dinheiro só pra ter uma clefairy,ou seja,procure bastante a caverna e não saia dai enquanto não tiver uma. antes de sair da caverna,a equipe rocket aparece,a derrote e em seguida saia,fale com dois caras carateca se quiser que um pokemon aprenda mega chute ou mega soco,cure seus pokemon no centro e va para o ginasio,siga pela esquerda e chegue a um passo da misty,a garota lá perto vai chegar perto,certifique-se de ter o pikachu na frente de sua equipe,derrote-a,derrote a misty e cure seus pokémon no centro,tenha no minímo 2 espaços vazios na sua equipe, vá na casa ao lado direito do centro pokemon e fale com a garota ao lado de um bulbassauro,receba o bulbassauro se seu pikachu estiver feliz e vá em direçao ao norte assim que sair,derrote o gary e passe pela ponte do nugget,derrote um rocket grunt e receba o nugget,siga ao norte até achar um garoto solitário,fale com ele e receba o charmander,passe pela fila de treinadores a direita e suga por baixo,CUIDADO,NÃO ENFRENTE UM GAROTO COM UM SLOWPOKE EM CIMA DE UMA GAROTA QUE SE GABA DO NAMORADO,VAMOS PRESICAR DELE PARA CAPTURAR O MEW! chegue até bill e traga-o de volta a forma humana,receba o s.s. ticket e use o atalho na parte de baixo da casa dele para ir embora,entre na casa que a policial jenny estava bloqueando e saia pelos fundos,derroe o rocket e receba a tm 28-dig e siga pelo sula té vermilion,vá para o ss anne,derrote todos os treinadores no barco se quiser, se quiser enfrentar logo o Gary, a partir da área de onde você veio,vá para a direita até o fim e para baixo,desca as escadas e vá para a direita denovo,quando terminar o corredor,siga ao norte e você verá gary,derrote ele,e fale com o captião,veja o livro na mesa dele e fale com ele,receba o cut e saia do navio,antes de sair,fale com uma garota que fica na primeira porta á esquerda quando subir as escadas,ela irá curar seus pokémon,saia do navio e ensine cut para bulbassauro,corte a pequena arvore bloqueando o ginásio e entre nele,ache os dois interruptores (quando achar um,ou ele estará em cima,se estiver na estrema esquerda ou direita,ou estará na esquerda ou direita,seguindo o mesmo padrão anterior,ou estará embaixo,se estiver na estrema direita ou esquerda ao norte) e derrote o sargento surge,receba a insígnia do trovão e saia,pegue o squirtle com a policial jenny e siga para o tunel dos digletts ali perto,passe pelo tunel,capturando digletts pelo caminho ou dugtrios e desca a partir do final do túnel,corte arvores e fale com um cientista numa casa gigante,pegue o hm5- flash e siga para cerulean por onde veio,se quiser uma bike,vá até o fã clube pokemon ao lado do centro e receba um vale bike,vá para a loja de bicicletas de cerulean e fale com o cara,ele vai te dar uma bike novinha,siga até ver uma parte com uma arvore,corte a arvore e vá até chegar numa parte com agua,cure seus pokemon no centro e corte uma arvora para entrar no tunel,use o flash para passar por ele,no final do tunel,continue ao sul para chegar em lavander,recupere seus pokemon no centro e siga pela direita,cuidado com um cara que vigia o tunel subterraneo que leva para celadon,presicaremos dele também para pegar o mew,vá para celadon e siga até sair da cidade pela esquerda,corte uma arvora e passe por cima da alfândega,entre numa casa onde fica a ciclovia e receba o hm2-fly,o ensine para um pokémon,presicaremos dele para pegar o mew,se quizer pegar o mew agora,tenha um pokémon lvl 7 em sua equipe e compre great balls no mercado de lavender,fique posicionado na saida do tunel mediterraneo que leva para celadon,salve o jogo,se não consegui,poderá tentar denovo de onde parou,siga para baixo para enfrentar o gambler e aperte enter antes dele se dirigir até você,e siga para cerulean por voo,dali,vá até a area e lute com o garoto com o slowpoke,derrote ele e vá para lavender,saia pela cidade pela esquerda,o menu ira se abrir,feche ele e o mew vai aparecer,use o pokemon lvl 7 até lvl 10 e enfraqueca-o,capture ele e o cure no centro,se estivesse com um espaço vago na sua equipe.em celadon,vá ao sul da cidade e corte a arvore,enfrente sabrina,use charmander,e depois siga para celadon department store,no fim do detonado vou dizer como pegar o evee,então vá até o final do predio e compre 2 aguas,1 soda e 1 limonada. de 1 de cada para a garotinha para receber tms,e vá para o game corner,fale com um rocket e o derrote,aperte o botão atras do poster,desca dois andares e siga pelas setas até chegar no final lá em baixo,suba as escadas e derrote giovani,pegue o silph scope e siga até lavander,vá até o final da torre e derrote a equipe rocket,salv o senhor fuji e receba a poké flute,siga a celadon e acorde snorlax,capture ele ou derrote-o,existem 2 deles no jogo todo. desca até fuschia pela ciclovia e capture algums pokémon raro na zona safari,quando já tiver pego o que queria,derrote koga,lembre-se de pegar a dentadura de ouro e o hm 3 -surf na zona safari,o hm 3 está na casa secreta no final da zona,boa sorte para acha-la,de lá,siga para saffron,entre no predio gigante lá,vá para o quinto andar,vá pela esquerda e desca até um teleporte,volte pelo teleporte e siga para baixo,vá pela direita e pegue a card key e vá para o nono andar,siga por um teleporte,derrote um rocket grunt,fale com uma moça para curar seus pokémon,siga pelo teleporte,derrote gary,fale com um cara para receber lapras, cure seus poke e enfrente giovanni,derrote ele e receba a master ball,va para o ginasio depois de curar seus pokemon no centro(a moça nao cura vc depois de retirar a equipe rocket da silph corp,só diz obrigado)e siga assim para derrotar sabrina a partir do primeiro teleporte,esquerda,esquerda,baixo,esquerda,esquerda,derrote ela e faca o contrario,va para pallet e surfe ao sul,até chegar em cinnabar,cure seus poke e entre na pokemon mansion,suba as escadas,siga para cima,suba denovo,fale com a estatua de mewtwo e desca no primeiro buraco ao sul do lado esquerdo,suba as escadas ali perto e fale com uma estatua de mew two ali perto,siga ao norte e fale com outra estatua,siga para a esquerda e pegue o item em cima de uma mesa,faça o mesmo caminho de ida e quando passar de um cientista,siga pelo sul direto e verá uma saida,saia por ela,cure seus poke,e entre no ginasio,responda o quiz e derrote blaine,vá para veridian e cure seus pokémon,entre no ginasio e faça o segunte: suba por uma parte á esquerda e derrote dois caras,e então saia,cure seus pokemon e volte,faça o mesmo caminho e quando chegar no carateca,siga pela esquerda e derrote giovani,recebendo a sua oitava insígnia,lembre-se de ir na casa do zelador da zona safari em fuschia e entregar-lhe a dentadura,e então pegue o hm 6 streght,e siga para a liga pokémon,derrote o gary e entre na área da liga,passe pelas 8 guardas para provar que tem 8 insígnias, e ponha alguns blocos em alguns botões,e saia para derrotar a elite dos 4,derrote a elite dos 4 e o Gary e parabéns! você zerou pokémon yellow! se quizer reviver o fossil da montanha lua,va no laboratorio de cinnabar e fale com um cientista na ultima sala,e para ter um aérodactil,vá para pewter e corte uma arvore perto do museu de ciencias e pegue o ambâr dourado,e o reviva em cinnabar.para pegar zapdos,vá na power plant,surfando pela área do rock tunnel,para pegar articuno,capture-o nas ilhas seafoam,á direita de cinnabar e para pegar moltres,vá ná rua da vitória e procure por lá,vai ter uma escada perto de um botão que te leva pra onde moltres está.para pegar o mewtwo,assim que derrotar a elite dos 4,vá para cerulean e entre na caverna,siga até o fim da caverna e capture o mewtwo(aconselho guardar a master ball para mewtwo,ele é dificil de se capturar com ultra balls).esses foram os segredos e o detonado de pokémon yellow,aguardem nosso próximo post,que será sobre pokémon hearth gold e soul silver!
By:[Owner]Adalmilson.
Se For Copiar Coloque Os Creditos
Chikorita (planta) / Cyndaquil (fogo) / Totodile (água)
Ao chegar, Ethan/Lyra aparecerá e lhe dará o Vs. Recorder. Recupere seus pokémons. Do lado de fora do Centro Pokémon tem um cara loiro que troca shards por berries, fale com ele quando tiver esses itens. Se tentar ir direto ao ginásio, vai ver que o Caretaker está bloqueando a passagem. Vamos fazer algo mais interessante. Saia da cidade pelo sul. Não conseguirá descer muito, pois haverá um homem bloqueando o caminho. Perto dele tem um gramado, onde podemos encontrar Mareep, Hoppip, Wooper (à noite) e Ekans (só em SoulSilver). Um tipo elétrico como Marrep é uma boa alternativa para se usar no ginásio voador, principalmente quem começou com Chikorita.
Falkner usa:
Pidgey lv.9
Pidgeotto lv.13
De preferência, use golpes tipo elétrico ou pedra se tiver, evite tipo planta ou inseto.
Vencendo Falkner, Líder da Cidade Violet, será premiado com a Zephyr Badge e o TM51 (Roost).
Desça a rota 32, nela enfrente vários treinadores. Você verá a pista do Magnet Train sobre esta rota, o trem que conecta Johto e Kanto. No fim da rota, você será abordado por um menino gordo, que quer te vender Slowpoketail por um preço absurdo. Ignore-o. Siga até o centro pokémon e recupere seus pokémons. Tem um pescador aqui dentro, fale com ele e receba Old Rod, uma vara de pescar. Fale com o homem ao lado dele e receba 2 Lure balls! Vá pra caverna e derrote alguns treinadores. Nela poderemos encontrar Onix, e Sandshrew também, caso jogue HeartGold. Explore o lugar, recolha os itens. A saída leva até a rota 33. Estará chovendo aqui. Siga até ver Kurt discutindo com um Rocket, que bloqueia a entrada do poço.
Zubat lv.8Koffing lv.12
Bugsy usa:
Scyther lv.17
Metapod lv.15
Kakuna lv.15
De preferência, use golpes tipo fogo, voador, ou até mesmo pedra, evite golpes tipo planta ou venenoso.
Vencendo Bugsy, Líder da Cidade Azalea, será premiado com a Hive Badge e o TM 89 (U-Turn).
Gastly lv.14Zubat lv.16inicial evoluído lv.18
Chegamos na floresta. Por aqui podemos achar Paras, além de Oddish pela noite. Você terá que falar com um lenhador, perto de uma árvore diferente, ele irá lhe pedir que encontre um par de Farfetch’d na floresta. Se você tentar pegá-los pela frente ou pelo lado, eles fugirão de você. Para agarrá-los, você deve chegar por trás deles. Uma vez que você tenha conseguido pegá-lo por trás, ele voltará ao seu dono. É preciso fazer isso com ambos os Farfetch’d. Outro detalhe: existem alguns galhos espalhados pelo chão da floresta que quando você pisa, faz o Farfetch’d perceber onde você está e virar em sua direção. Tire proveito disso, pise nos galhos quando precisar desviar a atenção dele, ou tome cuidado para não pisar, para não chamar a atenção dele, dependendo da posição em que o Farfetch’d estiver virado.
Procure o prédio preto, com um Rocket do lado de fora. Esta é a Radio Tower. Fale com a última balconista e responda a um questionário de 5 questões para receber o Radio Card, a função de Radio do seu PokéGear. Responda nessa ordem: Sim, Sim, Não, Sim, Não, e terá o seu rádio.
Questão 1: É possível ver o mapa através de sua Pokegear? YES!
Questão 2: Nidorina só pode ser fêmea. Verdadeiro? YES!
Questão 3: Kurt, o criador de PokéBall, usa apricots como ingredientes? NO! (ele usa apricorns)
Questão 4: É impossível usar um TM num Magikarp. Verdadeiro? YES!
Questão 5: No show popular Professor Oak, Pokémon Talk, ele está com Marie? NO! (ele está com Mary)
Assim que conseguir, Whitney, a líder do ginásio, virá falar com você e voltará para o ginásio. No 2º andar é possível conseguir o Blue Card com a Buena, a DJ da rádio. Com ele é possível participar do Buena’s Password, um programa da rádio onde você pode concorrer a prêmios todos os dias. Esse programa passa às 2:00; às 5:00, às 8:00 e às 11:00 (am ou pm). Escute a password do dia, vá no 2º andar e fale a password pra Buena, você ganha um ponto, some seus pontos ao longo dos dias em seu Blue Card e troque por prêmios, entre eles, PokéBall, Full Restore, Nugget, Rare Candy e as diversas vitaminas. Se você acumular 30 pontos, poderá pedir o nº de telefone da Buena.
Agora que já exploramos a cidade, vamos ao ginásio. Aqui encontraremos vária garotas treinadoras de pokémons normais.
Whitney usa:
Clefairy lv.17
Miltank lv.19
Golpes lutadores são bons aqui. Vencendo Whitney, Líder da Cidade Goldenrod, você fará com que ela comece a choramingar, ela não quer reconhecer a derrota até que você vá embora, uma má perdedora. Tente sair e a última treinadora irá dizer que a choradeira dela passa logo, fale com Whitney novamente e será premiado com a Plain Badge e o TM 45 (Attract).
Saia do ginásio, recupere seus pokémons e vá até a flower shop que fica à direita do ginásio. Entre, fale com a mulher, ela verá sua insígnia e lhe dará o item SquirtBottle (regador). Feito isso você já poderá sair da cidade pelo norte, em direção à rota 35. Quando você entrar na casinha, que está na saída da cidade, fale com o guarda no balcão, ele vai lhe entregar um Spearow correio, que está carregando um Mail, leve este Spearow até o cara gordo, na rota 31 um pouco antes da entrada de Violet. Se você fizer isso, o cara gordo lhe dará o TM 44 (Rest). Lembre-se que para pegar o Spearow você deve estar com um espaço vago na equipe. Volte a Goldenrod e vá falar com o guarda, ele lhe entregará, como agradecimento por sua ajuda, um HP UP.
Entrando na casinha e saindo pela esquerda, uma pessoa com um Poliwrath irá te avistar. Ele é Magnus, o fundador do Pokéathlon. Neste lugar encontramos alguns mini-games que testam algumas capacidades especiais de seus pokémons, onde você pode competir e conquistar alguns pontos, que podem ser usados para trocar por alguns itens interessantes no shop, inclusive as pedras evolutivas. Cada dia os itens vendidos mudam, entre eles estão as Apricorns, Moomoo Milk, Heart Scale, Rare Candy, PP Up, Nugget, além das pedras evolutivas e itens que evoluem pokémons trocados. Quando você puder ter uma National Dex, aparecerão mais opções de pedras evolutivas por dia, incluindo Dawn, Shiny e Dusk Stones. Há também uma máquina de bebidas onde você pode conseguir comprar Soda Pop, Fresh Water e Lemonade usando seus pontos.
Ao entrar no Pokémon Center, você verá uma pessoa descendo as escadas. Ele falará com a enfermeira e te chamará. Este é Bill, ele é o expert do sistema do PC que encontramos em todos os Centros Pokémon. Depois falar com ele, aproveite para voltar a Goldenrod e ir na casa de Bill (uma amarela à esquerda do PokéCenter da cidade). Fale com Bill aqui e receba dele um Eevee lv.5! Lembre-se de que para receber o Eevee você deve estar carregando no máximo 5 pokémons. Fale com a menininha que está aqui, ela é a irmã do Bill e te dará o nº telefônico dele.
Gastly lv.20Zubat lv.20Magnemite lv.18inicial evoluído lv.22
Gastly lv.21
Haunter lv.21
Haunter lv.23
Gengar lv.25
Se tiver, use golpes tipo inseto, noturno e fantasma, se quiser arriscar pode usar psiquico, já que os pokémons dele são parte tipo veneno. Evite golpes tipo normal, lutador e terra, não causarão dano algum.
Agora que você derrotou Morty, a técnica surf já está liberada. Isso quer dizer que já pode nadar com seus pokémons. Mas antes de sair surfando por aí, vamos fazer algo duas vezes mais interessante. Saia de Ecruteak pela direita. Aproxime-se da caverna que avistar e um gordão sairá, trombando com você. Para se desculpar, ele te dá o HM 04 (Strength). Essa técnica já havia sido liberada quando você derrotou Whitney. Logo, trate de ensinar Strength a um de seus pokémons. Esta caverna, de onde o gordão saiu, é o Mt. Mortar, uma área totalmente opcional (temos um guia a parte no fim do detonado). É possível explorá-la agora, mas recomendo que deixe para depois, já que não é possível acessar todas as partes da caverna por enquanto. Se usar surf aqui do lado de fora da caverna você chegará na cidade do 7º ginásio. Também não recomendo que vá para lá agora, até porque não haverá o que fazer lá e o ginásio está fechado. Como viremos depois aqui de qualquer jeito, deixemos para depois... eu mesmo irei cobrir essa parte do detonado depois de conseguirmos a 5ª e 6ª insígnias.
- Em Cherrygrove, surfe à esquerda da cidade e fale com o menino do outro lado.
- Em Violet, surfe ao norte da cidade e encontre itens.
- Algumas áreas das Ruins of Alph foram liberadas, via acesso da Union Cave, além de uma parte da Union Cave onde podemos encontrar Lapras. Saiba mais no guia das Ruins of Alph e da Union Cave no fim do detonado.- Em Azalea, vá à caverninha dos Slowpoke, procure uma pedra redonda e use Strength, você poderá empurrar a pedra. Use surf, no próximo local, você irá conseguir itens.
- Ao sul de Goldenrod, perto do Day Care, use surf à esquerda e batalhe com as 3 garotas, pegue o item.
- Perto da entrada do National Park, tem um local onde é possível surfar.
- Na Burnt Tower em Ecruteak, use Rock Smash e Strenght até chegar ao item
A CAMINHO DO FAROL E DOS REDEMOINHOS
De volta à Ecruteak, vamos sair da cidade pela esquerda. Estamos na rota 38. Por aqui encontramos pokémons como Raticate, Magnemite e Farfetch’d, às vezes uns Miltank e Tauros, quem sabe até Snubbull, caso procure bastante. Em SoulSilver aparece também Meowth. Há alguns treinadores e itens espalhados pela rota. Quando enfrentar uma garota chamada Lass Dana, não esqueça de pegar o nº telefônico dela, pois a qualquer momento ela pode te ligar, lhe oferecendo uma Thunder Stone!
Ao entrar na rota 39, um homem chamado Baoba aparecerá. Ele era o dono da antiga Safari Zone que existia no continente Kanto, porém seu filho criou um Pal Park lá e agora Baoba está criando um Safari Zone em Johto. Receba o nº telefônico de Baoba e assim que a nova Safari Zone inaugurar, ele ligará para você. Siga caminho, mais a frente você encontrará uma fazenda de Miltank (Moo Moo Farm). Entre na casinha da direita, os donos da fazenda dirão que estão com uma Miltank doente e precisam que você os ajude. Vá na casinha da esquerda e verá umas meninas tomando conta da Miltank. Vá alimentando-a com Oran Berries até ela sarar, umas 7deve bastar. Se você plantou algumas Oran Berries quando eu pedi, já deve ter berries o suficiente. Assim que a Miltank estiver melhor, fale com as meninas e receba como prêmio um Seal Case, para por selos em suas pokébolas (via PC de um centro pokémon). Fale com os donos da fazenda novamente, a partir de agora estarão vendendo Moomoo Milk.
Continue descendo e você chegará a Olivine. Logo na entrada estará o ginásio, ao se aproximar, seu rival sairá de lá e dirá que a líder não está. Ela está no Glitter Lighthouse (o farol), cuidando de sua Ampharos, que está doente. Explore a cidade. Em uma casa com o telhado verde você verá um pescador que te dará uma outra vara de pescar, a Good Rod. Ela consegue pescar alguns Krabby e, com um pouco de sorte, é possível achar também pokémons como Chinchou, Corsola e Shellder com ela. Em outra casa da cidade, há uma menina que te dá selos diferentes para suas pokébolas todos os dias, caso queira. No centro pokémon, fale com uma mulher, ela irá batalhar usando um pokémon que sai de uma pokébola que tem selo.
Se for sair da cidade pela esquerda, verá a entrada da Battle Frontier. Porém ela ainda não foi inaugurada, um homem espera aqui pacientemente para ser o primeiro a entrar. Você deve ter notado também que Olivine é um porto de navios. Quando tivermos o passe, poderemos vir pegar um navio aqui. Ao sul temos o mar, daqui a pouco teremos que atravessá-lo a nado, mas antes, vamos explorar o farol, a torre que fica ao sul da cidade. Recupere seus pokémons e vamos para lá.
Diferente de G/S/C, agora podemos tomar um elevador para chegar direto ao topo do farol. Jasmine, a líder do ginásio, estará trancada lá, tomando conta de Amphy, um Ampharos que está doente. Para poder entrar lá, só mesmo pelas escadas. Aproveite para lutar com os treinadores aqui. O intervalo entre as batalhas dos dois próximos líderes de ginásio será bem curto, é bom treinar desde já. Enquanto estiver subindo, haverá um andar onde não há mais escadas, para prosseguir bastar ir pela porta por onde passa uma luz mais forte que fica do lado direito. Continue subindo até chegar a sala onde está Jasmine. Ela explicará que não poderá sair de lá, que precisa tomar conta de Amphy e que recusará qualquer desafio de ginásio. Você ficará sabendo que o remédio pode ser encontrado numa farmácia em Cianwood. Jasmine abrirá a passagem pra você e assim poderá descer de elevador. Nossa próxima parada é a ilha Cianwood, pois lá, além de pegar o remédio para o Ampharos, poderemos conquistar mais uma insígnia!
Chegou a hora de entrar no mar. Saia nadando pelo sul de Olivine, teremos que atravessar essas duas rotas marítimas para chegar até a Cianwood. Pelo mar encontramos, como de costume, Tentacool, e alguns Tentacruel. Na parte mais ao sul, quando estiver chegando próximo a Cianwood, é possível também que apareça alguns Mantine ao nadar, caso esteja jogando a versão HeartGold. No meio do caminho, derrote vários treinadores, passando por perto das 4 Whirl Islands, ilhas que só podem ser acessadas passando pelos redemoinhos, coisa que você não poderá fazer por enquanto. Caso se sinta perdido no mar, olhe no mapinha da PokéGear para saber onde está. Também é possível pescar enquanto usa surf, caso queira. De qualquer jeito, deverá ir para Cianwood.
CIANWOOD, A ILHA ISOLADA DE JOHTO
Quando chegar na cidade, recupere seus pokémons no PokéCenter. Siga reto para o norte da cidade, você verá Suicune. Ao se aproximar, Suicune pulará na sua frente e fugirá para o mar. Então Eusine chegará para te desafiar numa batalha, acreditando que se te derrotar, Suicune apareceria para ele também.
Eusine usa:
Drowzee lv.25
Electrode lv.27
Haunter lv.25
Apenas derrote-o. Suicune ainda vamos encontrar mais vezes. Em Cianwood, ao lado do centro pokémon, tem a Cianwood Pharmacy, fale com o balconista lá dentro e explique a ele que o Ampharos de Jasmine está doente. Ele entenderá a situação e te dará a medicina (SecretPotion) necessária para curar o Ampharos de Jasmine. Você poderá comprar outros itens medicinais nesta farmácia também. Na casa ao lado, um treinador que foi roubado pelo seu rival está com medo que lhe roubem seu último pokémon. Ele pedirá a você que tome conta do pokémon, te oferecendo um Shuckle lv.20, caso tenha um espaço vago na equipe. Você deve ter percebido também que à esquerda da cidade existe uma caverna, que não havia nas antigas versões G/S/C. Esta caverna dá acesso às rotas que levam você ao Safari Zone, porém não poderá acessá-lo ainda.
Já podemos ir ao ginásio. O líder Chuck estará meditando debaixo de uma cachoeira e não poderá te ouvir. O que você deve fazer e derrotar todos os treinadores até chegar na engrenagem que tem no topo do ginásio.
Chuck usa:
Primeape lv.29
Poliwrath lv.31
De preferência, use golpes tipo voador ou psiquico. Em Poliwrath, por ser parte tipo água, golpes elétricos e de planta são bons também.
Vencendo Chuck, Líder da Cidade Cianwood, será premiado com a Storm Badge e o TM 01 (Focus Punch).
Saindo do ginásio, a esposa de Chuck virá falar com você, verá sua insígnia e lhe entregará o HM 02 (Fly). Agora, você pode retornar para qualquer cidade já visitada voando, desde que ensine pra algum pokémon a técnica. Lembra por qual motivo viemos a Cianwood? Sim, o remédio do Ampharos doente. Volte voando até Olivine, temos que salvar o pobre Amphy.
OLIVINE, DE VOLTA AO FAROL
Volte até o farol, suba de elevador até o último andar e leve o SecretPotion para Jasmine, para que ela dê ao Ampharos. Amphy se sentirá melhor e irá iluminar todo o lugar, restaurando o poder do farol. Jasmine irá agradecer e voltará para o seu ginásio. Missão cumprida. Saia do farol e receberá um telefonema. É Baoba, o dono da nova Safari Zone. Ele dirá que acabou de inaugurar e que você já pode acessá-la, via aquela caverna que estava à esquerda de Cianwood. Se quiser, dê uma passada lá, caso contrário, vamos ao 6º ginásio. O que foi, não deu tempo de treinar? Eu avisei pra ir lutando com os treinadores que o intervalo entre as duas batalhas de ginásio seria curto...
Por sorte, agora temos um lugar novo para treinar. Voe de volta à Cianwood e atravesse a caverna que tem à esquerda da cidade. Esta é uma área totalmente opcional, mas é um bom local para se visitar, caso precise se preparar um pouco mais antes de enfrentar a líder Jasmine. No caminho que vai para a Safari Zone, encontraremos alguns treinadores, itens e pokémons. Pela caverna, se procurarmos bem, podemos encontrar pokémons como Kingler, Machop, Machoke e Graveler, às vezes até Steelix, além de aparecer Misdreavus durante a noite. Do lado de fora, usando surf, é possível achar Seel e Staryu. Quando estiver próximo a entrada do Safari Zone, será possível achar Fearow e Gloom, além de Girafarig e Diglett, caso procure bem. Se quiser explorar o Safari agora, há alguns pokémons interessantes lá, temos um guia no fim do detonado. Quando se sentir preparado, volte para Olivine e vamos ao ginásio.
Esse é o ginásio mais simples da história dos games pokémon. Antigamente nem haviam treinadores, agora tem alguns, porém não batalham com você. Apenas siga até a líder e enfrente-a.
Jasmine usa:
Magnemite lv.30
Magnemite lv.30
Steelix lv.35
Use golpes tipo fogo, terra, lutador e água, qualquer outro tipo, metálicos vão ter resistência.
Vencendo Jasmine, Líder da Cidade Olivine, será premiado com a Mineral Badge e o TM 23 (Iron Tail).
Ok, temos 6 insígnias. Lembra, quando você estava em Ecruteak, havia uma saída à direita da cidade onde ia dar na cidade do 7º ginásio, que eu até fale para que voltasse aqui mais tarde? Muito bem, chegou a hora. Vá para Ecruteak e saia pela direita. As três entradas do Mt. Mortar que existem nesta rota continuam acessíveis, porém você ainda não poderá explorar a caverna por completo, mas caso queira dar uma olhada... guia no fim do detonado. Nós podemos optar por ir usando surf nos lagos, indo em direção à direita.
No meio do caminho verá Suicune perto das árvores de apricorn, para chegar até ele, corte o arbusto que ali se encontra. Ele fugirá e Eusine aparecerá. Prossiga. Enquanto está na água, podem aparecer alguns Goldeen e Seaking. Enfrente os treinadores aqui do lado de fora da caverna. O primeiro deles é um pescador, o Fisherman Tully, derrote-o e lembre-se de pegar o seu nº telefônico, qualquer hora ele pode te ligar lhe oferecendo uma Water Stone. Quando ele lhe oferecer a Water Stone, é importante guardá-la, porque ela é necessária para fazer uma coisa nas Ruins of Alph (Saiba mais no fim do detonado). Nos matinhos que tem por aqui, encontramos Spearow e Flaaffy, além de Mankey em HeartGold. Em seguida, entre na cidade.
MAHOGANY E O LAKE OF RAGE
Recupere seus pokémons no centro. Se tentar sair da cidade pela direita, um cara vai te barrar, vendendo RageCandyBar, compre caso queira, poderá ser trocado por um item mais a frente no jogo. Aqui encontramos uma casa estranha que, do lado de fora, tem uma árvore com uma antena no topo. Lá dentro um homem de óculos escuros vende itens, é um Mini Shop. Bem, tem um menino gordo barrando a entrada do ginásio, que te fala algo sobre um tal de Lake of Rage, então, vamos para este lugar, siga ao norte.
Ao chegar, você perceberá que é possível evitar os matinhos atravessando uma casinha, não faça isso! Se tentar, os Rockets que estão lá dentro de tocaia irão te roubar $1000 quando der o primeiro passo lá dentro. Vá pelo matinho, assim não perde dinheiro à toa. Por aqui encontramos Girafarig e Pidgeotto, além de Noctowl à noite. Vá explorando a área, até chegar no Lake of Rage. Começará a chover aqui. Salve o seu jogo, pule na água e batalhe com um Red Gyarados lv.30, um pokémon shiny. Capture ele e você receberá o item Red Scale. Quando puder, leve a Red Scale até a casa do Mr. Pokémon na rota 30, ele te dará em troca o Exp Share. Caso não tenha conseguido capturá-lo, ele estará aqui novamente assim que derrotar a elite 4. Quando sair do lago verá Lance, o cara com um Dragonite, ele é campeão da elite 4 de Johto. Fale com ele, ele dirá que algo em Mahogany forçou o Magikarp a evoluir e sairá voando no Dragonite. De agora em diante, você poderá visitar o Lake of Rage quando quiser usando Fly.
Volte para Mahogany e recupere seus pokémons. Então, entre naquela casa onde tem do lado uma árvore com uma antena no topo. Lance estará lá, o Dragonite dele irá atacar o homem de branco e em seguida Lance irá abordar o cara de óculos escuros. Ele empurrará o armário que está na parede, lá se revelará a entrada secreta para uma base subterrânea da Equipe Rocket. Lance entrará lá, vá atrás dele, desça a escada.
Você estará num corredor com várias estatuetas de Persian, cada vez que passar por uma delas, soará um alarme, fazendo aparecer Rockets para tentar te deter. Cada vez que disparar o alarme, você luta com dois Rockets consecutivamente, e usam sempre os mesmos pokémons. Sempre que precisar volte ao Centro para recuperar seus Pokémons. Ainda neste andar, você irá encontrar um cientista que batalhará com você, após derrotá-lo, se você examinar o laptop que está atrás dele, poderá desativar o sistema de alarme das estatuetas, e assim os rockets irão parar de vir. Se quiser não precisa mexer no laptop, assim os rockets continuarão aparecendo e você continuará ganhando exp para os seus pokémons após as batalhas. Vá explorado tudo nesta base. À esquerda da sala tem um atalho, porém é um campo minado, se pisar nos quadrados um pokémon selvagem aparecerá.
Ao sul, perto das escadas, tem um teletransportador amarelo. Não pise nele, vai te levar de volta à entrada. Desça a escada e verá Lance, que irá recuperar seus pokémons. Aqui há um portão que está trancado. Continue explorando a área, derrote TODOS os membros da equipe Rocket em todos os andares. No seu próximo encontro com Lance, você ficará sabendo que há 2 senhas que fazem abrir um portão que está trancado. Derrote os rockets e fale com eles novamente para descobrir as senhas. Uma delas (Slowpoke Tail) é fornecida pela moça que está na frente do laptop. O cara que está na sala ao lado, perto das máquinas, lhe fornece a segunda (Raticate Tail).
Na sua explorada a base, vá descendo até encontrar outro portão. Seu rival aparecerá e comentará sobre Lance e os rockets. Sabendo as 2 senhas, mexa no portão e ele abrirá automaticamente. Um senhor de casaco e chapéu estará na sala, ao lado de um Murkrow. Espere... é... Giovanni? Não, é um Rocket Executive disfarçado. Ele dirá a senha que abre aquele primeiro portão, daquela sala onde Lance recuperou seus pokémons: Hail Giovanni. Porém o portão só abrirá com a voz de Petrel. Enfrente Petrel, o mestre dos disfarces.
Petrel usa:
Zubat lv.22
Koffing lv.22
Raticate lv.24
Vença-o e ele fugirá. Murkrow, que estava com Petrel, ouviu ele dizer a senha que abre o primeiro portão e imitará a voz de Petrel. Siga o Murkrow por onde ele for, ele irá te levar até àquela sala e abrirá o portão pra você. Desta vez aparecerá uma Rocket Executive, seguida por um Rocket comum. Eles irão te desafiar, Lance virá te ajudar numa batalha 2×2.
Arbok lv.25
Gloom lv.25
Murkrow lv.27
Drowzee lv.18
Grimer lv.20
Finalmente você e Lance conseguirão entrar na sala do gerador que está emitindo ondas que forçam os Magikarps a evoluirem. Não há como desligar a máquinas, mas podemos ver que elas são alimentadas pela energia de alguns Electrodes. Derrote os 3 Electrode do lado esquerdo, Lance se encarregará dos que estão do outro lado. Como agradecimento, Lance lhe entrega o HM 05 (Whirlpool). Agora você pode sair, pise naquele transportador amarelo para ir direto a entrada. Do lado de fora, verá que aquela árvore com uma antena foi destruída. Mais tarde, essa casa se tornará um mini shop.
O ginásio agora está liberado. Ao entrar, o segredo é empurrar a placa de gelo que está a sua frente, então vá deslizando sobre o gelo.
Pryce usa:
Seel lv.30
Dewgong lv.32
Piloswine lv.34
Use golpes lutadores, de planta e de pedra. Talvez um tipo elétrico nos aquáticos e um tipo água em Piloswine.
Vencendo Pryce, Líder da Cidade Mahogany, será premiado com a Glacier Badge e o TM 07 (Hail).
Saindo do ginásio você recebe uma ligação do Prof. Elm. Ele dirá que a rádio de Goldenrod foi invadida e dominada pelos Rockets. De fato, se você ligar o rádio de sua PokéGear agora, verá que os Rockets estão em todas as estações. Antes de partirmos e arruinarmos de vez com os planos dos Rockets, saia de Mahogany pelo norte e entre naquela casa onde falei que os rockets te roubavam dinheiro. Consiga o TM 36 (Sludge Bomb), um belo golpe venenoso. Suba até o Lake of Rage agora, verá que chegaram alguns treinadores. Apenas lute com eles, então, vamos acabar com os Rockets, voe para Goldenrod!
O RETORNO DOS ROCKETS: INVASÃO NA RADIO TOWER
Chegando em Goldenrod, note que há vários rockets espalhados por todos os lados. Caso precise, recupere seus pokémons no Centro. Se tentar ir direto à Radio Tower, verá um rocket bloqueando as escadas, ele só permite a passagem de outros rockets. Então, vá até a casa ao norte e desça para o subterrâneo. Um rocket mais bobo estará lá, pensando que você é um rocket novo, e te vestirá com o uniforme rocket. Saia do subterrâneo e estará preso na cidade (rockets bloqueiam as saídas ao norte e ao sul, e seu pokémon não poderá voar), mas isso não importa.
Volte à Radio Tower e o rocket verá seu uniforme e te deixará passar. Porém seu rival aparecerá e te reconhecerá e revelará quem você realmente é. Então o rocket te enfrentará. Derrote-o e suba as escadas. Vá derrotando os Rockets e abrindo caminho. Haverá um portão em um dos andares, não podemos prosseguir por ele, mas, guarde bem este lugar, logo teremos que passar por ele. Vá pelas escadas até encontrar o diretor da rádio no topo. Mas espere, não é ele, é Petrel, o mestre dos disfarces novamente. Derrote este Rocket Executive impostor.
Petrel usa:
Koffing lv.30
Koffing lv.30
Koffing lv.30
Koffing lv.30
Koffing lv.30
Weezing lv.32
Cuidado com esses pokémons explosivos. Derrotando ele você recebe o Basement Key. O verdadeiro diretor da rádio foi sequestrado e é mantido no subterrâneo de Goldenrod. Vá recuperar seus pokémons e desça ao subterrâneo. Um pouco mais abaixo daquele lugar onde você recebeu o uniforme rocket. Você encontrará a quarta Kimono Girl (encontramos a primeira em Violet, a segunda na Ilex Forest e a terceira em Ecruteak). Esta irmã Kimono irá lhe cumprimentar por estar enfrentando os rockets e irá embora. Neste corredor, abra o portão com a chave que acabou de receber. De cara você será detido por seu rival, que veio te desafiar para uma batalha.
Ele terá:
Golbat lv.32Magnemite lv.30Haunter lv.32Sneasel lv.34inicial no último estágio lv.34
Obs.: Caso tenha escolhido Cyndaquil como inicial, os pokémons acima estarão 2 levels mais baixos. Caso tenha escolhido Chikorita, o inicial dele ainda não terá evoluído.
Agora ele estará com um Sneasel, descobrimos afinal quem ele roubou do menino do Shuckle em Cianwood. Derrote-o e ele irá embora. Agora vem a parte mais chata que dava muito trabalho aos jogadores de G/S/C. Existem três botões coloridos na parede que fazem abrir e fechar os portões da sala. Enfrente o pessoal aqui primeiro, então, aperte os botões nesta sequência: Vermelho, Verde e Azul. Isso vai abrir a passagem direto para a saída. Prossiga e, vá derrotando, falando com todo mundo e pegando todos os itens.
Fale com o último carinha que encontrar aqui, um que não é rocket, ele é o verdadeiro diretor da Radio Tower e lhe dará o cartão (Card Key) necessário para acessar aquele portão que estava trancado (lembrou?). Saia daí pela escada, você vai perceber que está no subsolo do MegaMart. Entre no elevador logo acima e suba até o andar 1 e saia. Aproveite para recuperar seus pokémons.
Volte a Radio Tower e abra aquele portão com o cartão. Derrote os Rocket Executives restantes. Proton, aquele contra quem você lutou para salvar os Slowpokes, estará aqui.
Proton usa:
Golbat lv.28Weezing lv.33
Ariana, aquela que você enfrentou ao lado de Lance, também estará aqui.
Ariana usa:
Arbok lv.32
Vileplume lv.32
Murkrow lv.32
Após derrotá-la, entre no elevador e você chegará ao topo da torre. Veremos um último Rocket Executive, até então desconhecido. Este é Archer, o cara que recriou a Equipe Rocket depois da saída de Giovanni. Enfrente o líder desta nova Equipe Rocket.
Archer usa:
Houndour lv.35
Koffing lv.35
Houndoom lv.38
Derrote-o e ele sairá, sumindo com todos os rockets. O diretor da torre de rádio virá e lhe dará um item, Rainbow Wing (pena de Ho-oh), caso jogue HeartGold, ou Silver Wing (pena de Lugia), caso jogue SoulSilver. Você ainda não poderá se encontrar com o guardião da sua versão enquanto não tiver sua última insígnia. Se falar com todas as pessoas da torre de rádio, duas delas irão te dar um item por ter salvo eles dos rockets. Sigamos rumo à 8ª insígnia.
DO ICEPATH À BLACKTHORNUse fly para ir de volta à Mahogany. Agora, a casa onde estava a base rocket virou uma loja. A saída da direita da cidade estará liberada. Enfrente treinadores e pegue os itens. Se usar surf aqui, chegará ao matinho, onde podemos encontrar Weepinbell, Tangela e Lickitung. Continue seguindo à direita até chegar a uma caverna de gelo, o Ice Path. Certifique-se de estar trazendo um pokémon com Strength. Nesta caverna, teremos que ir deslizando no gelo, assim como no ginásio de Mahogany. Logo no primeiro andar, tenha certeza que pegou o item que se encontra ali, ele é o HM 07 (Waterfall), que vamos precisar para subir cachoeiras mais tarde.
Pela caverna, podem aparecer alguns Swinub e Jynx. Em SoulSilver, aparece também Delibird. Será preciso também empurrar algumas pedras para os buracos. Cuidado para não encostar a pedra no gelo, de forma que não dê mais para arrastar. Caso isso ocorra, suba e desça as escadas que as pedras voltam à posição anterior. Quando estiver chegando próximo à saída, encontramos a última Kimono Girl. Ela estará presa no gelo, com medo de escorregar. Dê uma bica nela por trás para tirá-la dali. Feito isso, poderemos sair.
Finalmente chegamos à cidade do último ginásio. Recupere seus pokémons. Aqui há uma casa interessante de se visitar, onde vivem os tutores de golpes. Fica à esquerda do PokéMart. Aqui encontraremos quatro pessoas. O primeiro deles (o careca) é o Move Deleter. Ele pode deletar qualquer golpe de seus pokémons, ainda que sejam golpes de HMs, que não podem ser esquecidos. O segundo (o gordinho) é o Move Relearner. Ele pode fazer o seu pokémon lembrar de golpes que ele aprende em levels mais baixos. Para isso ele cobra um Heart Scale, um item que às vezes é encontrado quebrando pedras, como aquelas em Cianwood. A terceira (a velha) é a Move Tutor do golpe Draco Meteor. Caso tenha algum pokémon dragão em primeiro na sua equipe, ela poderá ensiná-lo. O quarto (o velho) é o Move Maniac dos golpes elementais: Frenzy Plant, Blast Burn e Hydro Cannon. São os golpes imperiais que funcionam como o Hyper Beam (necessitando de uma rodada para recarregar) e que podem ser ensinados ao último estágio de evolução de qualquer pokémon inicial, seja ele de Johto, Kanto, Sinnoh ou Hoenn.
Ao norte da cidade encontramos o 8º ginásio. Neste ginásio temos algumas plataformas que navegam sobre lava fervente. O caretaker virá te avisar para que mantenha seus pokémons dentro das pokébolas. Você deve dirigir as plataformas usando as setas e os círculos que há em cada uma. As setas fazem mover para esquerda ou direita, o círculo serve para girar a plataforma. No final você encontrará a líder.
Clair usa:
Gyarados lv.38
Dragonair lv.38
Dragonair lv.38
Kingdra lv.41
Contra Gyarados use golpes elétricos, contra os Dragonairs dê preferência aos de gelo, já contra Kingdra a melhor opção são os golpes tipo dragão. Vencendo Clair, Líder da Cidade Blackthorn, você não ganhará nada! Ela recusará reconhecer sua vitória, alegando que você ainda não está preparado para a elite 4. Para provar que você é digno da insígnia, ela irá te enviar numa busca para recuperar a Dragon Fang, além de ter que passar no teste do mestre do clã de dragões no templo do Dragon’s Den, localizado atrás do ginásio. Use o teletransportador para sair do ginásio.
Se quiser, recupere seus pokémons. Traga alguém na sua equipe que saiba usar a técnica Whirlpool, ensine-a a um de seus pokémons, caso ainda não tenha feito. Use surf no lago atrás do ginásio e siga até achar a entrada de uma caverna. Ao entrar desça as escadas e vá seguindo pelo sul até encontrar outro lago, saia surfando pela esquerda até encontrar um redemoinho na água. Use o Whirlpool para poder atravessá-lo e continue seguindo até o templo. Lembre-se de lutar com os treinadores e pegar os itens antes de entrar. Após entrar, automaticamente você irá falar com o ancião, responda as perguntas de como ser um bom treinador.
Pergunta: | O que pode responder: | O que não pode responder: |
What are pokemon for you? | Friend ou Ally | Junior |
What helps you to win battles? | Strategy ou Training | Cheating |
What kind of Trainer do you wish to battle? | Strong ou Anyone | Weak |
What is most important for raising Pokemon? | Love ou Knowledge | Violence |
Strong Pokemon. Weak Pokemon. Which is more important? | Both | Strength ou Weakness |
Ao sair da caverna, o profº Elm irá ligar e pedirá para que vá até seu laboratório. Daqui a pouco iremos para lá. Certifique-se de estar carregando no máximo 5 pokémons, precisamos deste espaço vago na equipe. Volte ao Dragon’s Den e fale novamente com o ancião, ele lhe entregará um Dratini lv.15 com o golpe ExtremeSpeed. Agora, se sairmos de Blackthorn pelo sul veremos que há uma nova rota a ser explorada. Você estará sempre descendo e o relevo do local não permitirá você subir para explorar o outro lado, por isso sempre terá que voltar com o fly até Blackthorn para continuar explorando o lugar. Nas rotas encontrará treinadores e itens. Caso jogue HeartGold, você encontra Gligar e Phanpy pelos matinhos. Caso jogue SoulSilver, aparecem Teddiursa e Skarmory. Por aqui se encontra algumas das entradas da Dark Cave, vaso queira explorá-la, há um guia no fim do detonado. No fim da rota, estará próximo a New Bark.
ENCONTRO DECISIVO: A VEZ DAS KIMONO GIRLS
Você tentou sair de New Bark surfando pela direita e sua mãe o impediu. Vamos ao laboratório do Prof. Elm. Você verá Ethan/Lyra que te parabenizará por ter conquistado as 8 insígnias. Fale com o Prof. Elm e receba a majestosa Master Ball. Use-a com sabedoria, de preferência em algum lendário. Saia do laboratório. Ao tentar sair pela direita novamente, Ethan/Lyra virá e te impedirá. Tenha paciência, o caminho para a Liga Pokémon é esse mesmo, mas há algo mais interessante a fazer no momento. Use fly até Ecruteak.
Certifique-se de seus pokémons estarem recuperados. Entre no Dance Theater, a casa acima do PokéCenter. Seu rival aparecerá, dizendo que as Kimono Girls são muito fortes. Prepare-se, pois você lutará contra elas uma atrás da outra, sem descanso entre as batalhas. Sugiro que dê o item Amulet Coin para o primeiro pokémon da sua equipe segurar. Este item dobra o dinheiro ganho numa batalha, você ganhará bastante apenas com essas meninas. Elas batalharão usando cada uma das 5 primeiras evoluções do Eevee, todos no lv.38. Boa sorte ao enfrentá-las.
Zuki, que viu seu ovo em Violet, usaráUmbreon
Naoko, que se perdeu na Ilex Forest, usaráEspeon
Miki, que foi atacada por um Rocket, usaráFlareon
Sayo, que estava presa no Ice Path, usaráJolteon
Kuni, que vimos no subterrâneo de Goldenrod, usaráVaporeon
Ao derrotar-las, receberá a Clear Bell (caso jogue HeartGold) ou a Tidal Bell (caso jogue SoulSilver), os itens necessários para invocar o guardião de sua versão. Uma garotinha virá e as Kimono Girls sairão, indo em direção à Bell Tower (em Heart Gold) ou às Whirl Islands (em SoulSilver). Nem pense em voar de volta à New Bark e sair pela direita, você não poderá ir para a liga enquanto não ficar cara a cara com o lendário guardião de sua versão. Caso jogue HeartGold, vá para a Bell Tower, passando por uma casa ao norte de Ecruteak. Caso jogue SoulSilver, você deverá ir para as Whirl Islands, as ilhas cercadas pelos redemoinhos à direita de Cianwood. No fim do detonado temos um guia da Bell Tower e das Whirl Islands, com mapas que o auxiliarão a chegar até ao seu lendário.
Agora que você já enfrentou o guardião de sua versão, finalmente a passagem à direita de New Bark estrá liberada. Mas antes, uma sugestão é, agora que você tem as 8 insígnias e todos os HMs, aproveitar para visitar todos aqueles lugares opcionais que você sempre não podia explorar por completo. Se ainda não foi, essa é a melhor hora para ir. São aqueles lugares que foram pulados no detonado, como as Ruins of Alph, Mt. Mortar, Whirl Islands, Dark Cave e também a Union Cave, se ainda não a explorou por completo. Atenção que o Mt. Mortar ainda não poderá ser explorado por completo, pois é necessário da técnica Rock Climb, coisa que você só poderá fazer após obter as 16 insígnias do jogo (isso mesmo, após a liga, haverão mais 8 ginásios a serem enfrentados). Mas de qualquer maneira, é bom visitar a Mt. Mortar, pois agora que você tem a técnica Waterfall, poderá subir a cachoeira que há lá dentro e chegar a uma área onde um treinador te dá um Tyrogue. No fim do detonado tem um guia de todos os lugares opcionais.
À CAMINHO DA LIGA POKÉMON
Agora que você tem todas as 8 insígnias, você pode ir para a liga Pokémon. Você precisará das técnicas Surf, Waterfall, Whrilpool e Strength, um pokémon como um Gyarados pode aprender todas essas técnicas e assim você poderá treinar um pouco mais sua equipe. De New Bark, vá para a direita e nade na água até encontrar um homem gordo. Fale com ele. Ele dirá que você acaba de dar o primeiro passo em Kanto e que é possível ver através de sua PokéGear.
Caso você nunca tenha passado por aqui antes, use surf logo depois do menino gordo achará um item muito bom. Entre na caverna ali perto. Para subir as cachoeiras da caverna, use o a técnica WaterFall do HM 07. É uma caverna muito pequena. Ao sair da caverna, vá seguindo caminho pela direita, derrotando os treinadores. Se usar surf ao sul e atravessar o redemoinho, achará o treinador e o item. Por aqui vemos Doduo nos matinhos, além de Sandslash em HeartGold e Arbok em SoulSilver. Há chance de aparecer Dodrio também em SoulSilver. Siga o caminho a seguir rumo ao norte, lutando com os treinadores. Logo achará uma casa onde pode recuperar seus pokémons. Por aqui encontramos os mesmos pokémons, porém agora há chance de aparecer Dodrio apenas em HeartGold.
Entre na última saída ao norte, o guarda que está ali vai ver suas insígnias. Verá dois policiais barrando as saídas laterais, mais pro fim do jogo os caras não estarão mais aí e você virá de Viridian pela esquerda e sairá pela direita chegando no Mt. Silver, mas agora você terá de atravessar a caverna Victory Road saindo pelo norte. Aqui aparecem alguns Rhyhorn, além de Donphan em HeartGold e Ursaring em SoulSIlver. Não é muito difícil, esta Victory Road é a única onde não encontramos treinadores. Porém no fim, antes que saia da caverna, virá seu rival para batalhar com você.
Ele terá:
Sneasel lv.36Golbat lv.38Magneton lv.37Haunter lv.37Kadabra lv.37inicial no último estágio lv.40
Após lutar com seu rival, poderá sair caverna, chegando no Planalto Índigo (Indigo Plateau). Você deverá estar pelo menos com seus pokémons no lv.60 para encarar o desafio da elite 4, mas se possível é bom estar num level mais alto para não ter muitos problemas. E daqui pra frente jamais descanse, pois o treinador mais forte do jogo está na margem do lv.80.
A LIGA POKÉMON - O DESAFIO CONTRA A ELITE 4
O Indigo Plateau tem um Centro Pokémon diferente, com um Mart do lado. Recupere seus pokémons. Se achar que seus pokémons estão fortes o suficiente, prepare-se para enfrentar os 5 maiores treinadores do jogo. Traga alguns itens de recuperação, pois não poderá ir ao Centro Pokémon entre as lutas, serão 5 lutas consecutivas. Você poderá usar os itens de recuperação entre as lutas e durante elas. Subindo as escadas pelo corredor central você entrará nas lutas. Salve ANTES de fazer isso, se você perder lá, poderá tentar começar novamente do ponto em que salvou. Derrote a Elite 4 e o campeão de elite:
O Primeiro é Will, seu time é baseado em psiquicos, tenha bastante cuidado com ele, seu time e bem variado e abrangente com ataques, a batalha poderá ser um pouco cansativa, uma boa estratégia e ter o seu time bem variado também.
Will usa:
Xatu lv.40
Jynx lv.41
Slowbro lv.41
Exeggutor lv.41
Xatu lv.42
Aqui poderemos usar ataques Insetos, Noturnos e Fantasmas. Você poderá usar ataques Noturnos, mas tenha cuidado com o U-Turn do Xatu, tente usar golpes elementais. É bom golpes de fogo em Jynx e Exeggutor e elétrico nos demais.
O próximo se chama Koga, ele é especializado em pokémons do tipo Inseto/Venenoso, tome cuidado com ele, há grandes chances de você ficar envenenado, por isso sugiro que leve consigo bastante Antidotes, Full Heals...
Koga usa:
Ariados lv.40
Forretress lv.43
Muk lv.42
Venomoth lv.41
Crobat lv.44
Golpes de terra são bons aqui, evite usá-los em Crobat, nele prefira usar golpes elétricos ou pedra, se quiser pode tentar ataques psiquicos, e alguns de fogo nos insetos dele, se for usar pokémons terrestres, tenha cuidado pois Ariados conhece Giga Drain.
O próximo é Bruno, um grande lutador, que participou de diversos Dojo's e sempre procura o seu poder interior. Seu time baseia-se em pokémons tipo lutador/pedra.
Bruno usa:
Hitmontop lv.42
Hitmonlee lv.42
Hitmonchan lv.42
Onix lv.43
Machamp lv.46
Fique atento com Hitmonchan, pois ele conhece socos de vários tipos (Thunder Punch, Fire Punch, Ice Punch e Bullet Punch). Fique de olho no Machamp, a habilidade dele permite acertar o golpe mesmo enquanto usa Dig ou Fly. Aconselho água no Onix e voador ou psíquico no resto.
O próximo é Karen, apesar de ser uma garota, aparentemente frágil, de frágil ela não tem nada, seus pokémons são bastantes resistentes, e possuí uma grande defesa.
Karen usa:
Umbreon lv.42
Vileplume lv.42
Murkrow lv.44
Gengar lv.45
Houdoom lv.47
Experimente usar elétrico/pedra/gelo em Murkrow, água/terra/pedra/lutador em Houndoom, fogo/gelo/voador/psíquico em Vileplume, lutador/inseto em Umbreon e evite os tipo normal/lutador/terra em Gengar.
O próximo é por fim, Lance, aquele que você ajudou a enfrentar os Rockets, sim, mas agora nada de serem amiguinhos, pois está na hora da batalha que decidirá quem é o melhor então prepare-se e vamos a ela!
Lance usa:
Gyarados lv.46
Dragonite lv.49
Dragonite lv.49
Aerodactyl lv.48
Charizard lv.48
Dragonite lv.50
Uma boa medida seria, use gelo ou dragão nos Dragonites, elétrico em Gyarados, água ou pedra em Charizard, água ou metálico em Aerodactyl, mas fique atento pois ele conhece o Thunder Fang.
Após derrotar Lance, a DJ Mary virá para uma entrevista, seguida de Prof. Oak, porém Lance te tira daí e te leva ao Hall of Fame. Depois dos créditos, você voltará a tela título. Entre na primeira opção do menu (continuar). Você estará em seu quarto, desça e sua mãe dirá que o Prof. Elm quer falar com você. Vá até ele. Ele irá te dar os parabéns por ter vencido a elite 4 e lhe dará um passaporte para um navio (S.S. Ticket). Este navio te levará a Kanto, um outro continente. Se olhar seu Trainer’s Card, verá que apareceram mais 8 líderes de ginásio, os quais você deve derrotar em Kanto.
Saia do porto. Ao andar pela ponte, verá Suicune sobre as águas. Eusine aparecerá e finalmente verá Suicune. Suicune fugirá, Eusine cometará sobre ele e irá embora, como sempre. Você está em Vermilion. Aqui, temos o Fan Club Pokémon, que fica logo acima do ginásio da cidade. Grave bem a localização deste lugar, você precisará voltar aqui mais uma vez. Lá dentro, você pode receber uma Rare Candy do presidente do Fan Club.
Raichu lv.51
Electrode lv.47
Electrode lv.47
Magneton lv.47
Electabuzz lv.53
De preferência use golpes tipo terra, evite tipo água ou voador.
Vencendo Tenente Surge, Líder da Cidade Vermilion, será premiado com a Thunder Badge e o TM 34 (Shock Wave).
Agora que estamos em Kanto vamos explorar este continente. Um detalhe: você pode tentar voltar ao navio e o marinheiro não te levar de volta à Johto. Precisa dar uma passadinha em Johto? O caminho mais fácil é usando Fly até à Victory Road ou ao Indigo Plateau, e de lá poderá voar para qualquer cidade de ambos os continentes. Por enquanto é a maneira mais prática de alternar entre os continentes. O navio só sairá de Vermilion novamente aos domingos e quartas. Além disso, ele partirá de Olivine às segundas e sextas. Nas próximas viagens que fizer ao navio os treinadores batalharão novamente, após batalhar com eles, pegue com o capitão do navio um dos 16 Plates de Arceus! Você poderá andar de navio quando quiser, basta ir no dia e no porto certo.
Se tentar sair de Vermilion pela direita, verá que há um Snorlax trancando a passagem. Não podemos seguir por este caminho enquanto não pudermos acordá-lo. Logo, saia pelo norte da cidade. Explore o local, já encontramos treinadores que batalham com pokémons de Hoenn e Sinnoh. Por aqui há uma entrada para o subterrâneo, mas por enquanto está bloqueada, siga até a próxima cidade.
Chegamos em Saffron. Visite os lugares da cidade. Receba o TM 29 na casa do Mr. Psychic ao sul da cidade. Entre no grande prédio central, está é a Silph Co., receba um Up-Grade do guarda. O elevador não funciona, não poderemos subir. Por aqui tem uma casa rosa de telhado azul, é a casa da CopyCat, decore onde é este lugar, voltaremos aqui em breve. No topo esquerdo da cidade vemos uma estação do Magnet Train, o trem que viaja por Goldenrod e Saffron. Ele ainda não está funcionando, só poderemos viajar nele quando estiver. Indo pelo norte direito da cidade encontramos dois ginásios. O primeiro é o Dojo de Kyo, o mestre lutador que está treinando dentro da Mt. Mortar, é aquele que te dá um Tyrogue. É para este Dojo que os líderes de ginásio de Kanto e Johto vêm para batalhar novamente, saiba mais no fim do detonado. À direita do Dojo está o ginásio propriamene dito.
Espeon lv.53
Mr. Mime lv.53
Alakazam lv.55
De preferência, use golpes tipo fantasma, noturno e inseto. Evite pokémons lutadores e venenosos.
Vencendo Sabrina, Líder da Cidade Saffron, será premiado com a Marsh Badge e o TM 48 (Skill Swap).
Jumpluff lv. 51
Tangela lv. 52
Victreebel lv. 56
Bellossom lv. 56
De preferência, use golpes tipo fogo, gelo, voador, venenoso ou até mesmo inseto, caso possua. Evite tipo água, pedra e terra.
Vencendo Érika, Líder da Cidade Celadon, será premiado com a Rainbow Badge e o TM 19 (Giga Drain).
Crobat lv.47
Weezing lv.44
Ariados lv.47
Ariados lv.47
Venomoth lv.50
Vencendo Janine, Líder da Cidade Fuchsia, será premiado com a Soul Badge e o TM 84 (Poison Jab).
Se tentar sair de Fuchsia pelo sul da cidade, verá que a saída está interditada, os operários estão removendo algumas pedras que voaram de um vulcão que entrou em erupção aqui perto. Então, saia de Fuchsia pela direita, entrará numa rota com vários treinadores, se tiver bastante sorte, pode encontrar Chansey nos matinhos daqui. Lute com todos e pegue os itens que ver. Suba a próxima rota. Na rota 14, quando encontrar alguém chamado Bird Keeper Josh, não esqueça de pegar o seu nº telefônico, pois quando menos esperar ele pode te ligar, lhe oferecendo uma Shiny Stone! Logo mais à direita verá Suicune pelas águas. Adivinha o que vai acontecer? Suicune fugirá, Eusine aparece com seu bla bla bla e ... ué, desistiu de correr atrás da fera? Desta vez Eusine ficará parado aqui até que você batalhe com Suicune.
Se tentar ir para o ginásio verá que ele está vazio, o melhor que você tem a fazer agora é sair de Cerulean pela direita. Traga alguém que saiba usar Cut. Chegaremos a mais uma rota com alguns itens e treinadores. No fim dela, encontraremos um Pokémon Center, onde podemos recuperar nossos pokémons. Ao lado do PokéCenter tem uma entrada do Rock Tunnel, é aqui onde você iria sair caso tivesse entrado lá em Lavender. Um pouco acima do PokéCenter você deve ter notado uma área onde é possível usar surf, surfe ali e chegará no Power Plant (Usina de Energia). No matinho aqui fora podemos encontrar Voltorb e Electabuzz.
Golduck lv.49
Quagsire lv.49
Lapras lv.52
Starmie lv.54
De preferência, use golpes tipo elétrico e de planta. Só não use elétricos em Quagsire, pois ele é parte tipo terra.
Vencendo Misty, Líder da Cidade Cerulean, será premiado com a Cascade Badge e o TM 03 (Water Pulse).
Agora que estamos com a Machine Part (aquele item que o Rocket deixou naquela pilha de bóias do ginásio da Misty), vamos voltar ao Power Plant e botar a usina de força para funcionar. Devolva a peça para aquele cara gordo, ele colocará o geredor de energia para funcionar e lhe dará o TM 57 como agradecimento. Voe até Saffron e entre naquela casa rosa de telhado azul que fica à esquerda da cidade. Suba as escadas e fale com a Copycat. A menina irá se disfarçar de você, pois gosta de imitar. Ela dirá que perdeu uma boneca que ganhara há 3 anos. Vamos ir atrás dessa boneca. Saia pelo norte de Saffron.
Encontre um velho senhor que está à direita do PokéMart. Ele lhe dará um item que serve para encontrar Lugia (Silver Wing), caso esteja jogando HeartGold, ou então lhe dará um item que serve para encontrar Ho-oh (Rainbow Wing), caso esteja jogando SoulSilver. Saiba como capturar o guardião oposto a sua versão no fim do detonado, no guia das Whirl Islands e Bell Tower. Ao norte da cidade encontramos o museu, é aqui onde podemos reviver fósseis. Caso você tenha achado algum fóssil quando usou Rock Smash por aí, entregue ao cientista e ele ressucitará o pokémon no lv.20. Os fósseis dos pré-históricos de Kanto podem ser encontrados quebrando as rochas que existem pelas Ruins of Alph. Já os fósseis dos pré-históricos de Hoenn podem ser encontrados quebrando as rochas que existem na Cliff Cave, à esquerda de Cianwood.
Graveler lv.51
Rhyhorn lv.51
Omastar lv.53
Onix lv.54
Kabutops lv.52
De preferência, use golpes de água, planta, terra, lutador e metálicos, evite golpes normais. Nos pré-históricos, pode se usar elétricos.
Vencendo Brock, Líder da Cidade Pewter, será premiado com a Boulder Badge e o TM 80 (Rock Slide).
Sneasel lv.46Golbat lv.47Magneton lv.46Gengar lv.48Alakazam lv.48inicial no último estágio lv.50
Agora que você já derrotou seu rival no Mt. Moon, existe um evento extra para se fazer. A partir de agora você poderá fazer isso a qualquer momento, seria interessante fazer isso agora. A primeira coisa a se fazer é voltar para Johto e ir até Blackthorn, você pode ir de Magnet Train ou então voar para o Indigo Plateau e de lá para Blackthorn. Em Blackthorn, surfe atrás do ginásio e entre no Dragon’s Den. Lá dentro, surfe até a casinha onde você respondeu o questionário do monge, porém venha pela parte de trás. Você verá seu rival treinando com o inicial dele. Fale com ele. Em seguida, vocês serão surpreendidos pelos primos treinadores de dragões, Clair e Lance. Seu rival se lembra de quando perdeu para Lance e desafia-o para uma batalha. Lance então sugere uma batalha em dupla. Lance irá te convidar para batalhar a seu lado, mas quando Clair vai falar com seu rival ele a empura, e dirá que prefere batalhar com você. Ele já mudou seu jeito de ser e quer que você o ajude a derrotá-los.
inicial no último estágio lv.60Crobat lv.58Gengar lv.56
Clair usa: Dragonair lv.52 Dragonite lv.60 Kingdra lv.56 | Lance usa: Gyarados lv.68 Charizard lv.68 Dragonite lv.75 |
Você chegará na ilha de Cinnabar. Uma erupção do vulcão destruiu a cidade, deixando apenas o Centro Pokémon exposto. Recupere seus pokémons. Você notará que Blue estará logo ao norte, perto do vulcão. Ele ficará aí até que você tenha 15 insígnias.
Magcargo lv.54
Magmar lv.54
Rapidash lv.59
De preferência, use golpes tipo água, pedra e terra. Contra Magcargo, um golpe lutador também pode ajudar.
Vencendo Blaine, Líder da Ilha Seafoam, será premiado com a Volcano Badge e o TM 50 (Overheat).
No andar de baixo da caverna onde o ginásio de Blaine está situado temos a caverna de gelo das Seafoam Islands. É nesta caverna onde encontramos Articuno, a ave lendária do gelo. Se achar que está preparado, basta descer logo após derrotar Blaine, caso contrário, volte à Cinnabar e recupere seus pokémons, traga algumas Dusk Balls, pois são mais efetivas que Ultra Balls numa caverna. Você pode comprar Dusk Balls nos PokéMarts de Vermilion, Lavender ou Fuchsia. Lembre-se de estar trazendo um pokémon com Strength. Volte até Cinnabar e surfe à direita, entre na caverna das Seafoam Islands e desça as escadas do fundo. Você encontrará treinadores e itens nesta caverna, fique atento pois um deles é a Water Stone, pode ser útil para completar os eventos das Ruins of Alph, caso não tenha conseguido esta pedra por outros métodos. Articuno está localizado no último andar de baixo da caverna e estará no lv.50. Abaixo segue alguns mapas da caverna:
Voe de volta à Cinnabar e fale com o Blue. Mostre suas insíginias a ele e ele voltará ao ginásio.
Exeggutor lv.55
Machamp lv.56
Arcanine lv.58
Rhydon lv.58
Gyarados lv.52
Pidgeot lv.60
Vencendo Blue, Líder da Cidade Viridian, será premiado com a Earth Badge e o TM 92 (Trick Room).
Agora que você tem 16 insígnias, Zapdos poderá ser encontrado. Vá até Cerulean e saia pela direita, ande até o leito do rio e use surf até o Power Plant. Zapdos estará te esperando do lado de fora do Power Plant, esteja preparado, ele estará no lv.50. Caso derrote-o, ele irá reaparecer aqui assim que enfrentar a elite 4 novamente.
Agora que possuímos a técnica Rock Climb, podemos sair escalando as paredes. Trate de ensinar a técnica Rock Climb a um de seus pokémons. Vamos voltar àqueles lugares que deixamos para trás quando não podíamos escalar.
- No National Park, suba até aquele cantinho que está sem uma cerca, logo à direita poderá escalar e chegar numa Shiny Stone. A árvore que tem aqui deixa cair Cherubi se usar Headbutt.
- Em Olivine, logo a direita do farol, desça usando Rock Climb e ache o item numa pedra.
- Saia de Olivine pelo norte e procure um lugar para escalar logo à direita, encontre o item aí. Use Headbutt e encontre Burmy nas árvores aqui de cima.
- Em Cianwood, entre na caverna logo à esquerda da cidade, suba um pouco e desça a parede usando Rock Climb. Use o Dowsing MCHN para achar um item escondido
- Agora o Mt. Mortar poderá ser explorado por completo, é possível escalar lá dentro, temos um guia dessa caverna no fim do detonado.
- Em Blackthorn, saia pelo sul e desça toda a rota 45 até chegar na rota 46. Logo abaixo a uma das entradas da Dark Cave, escale e localize o item com o Dowsing MCHN.
- Já em Kanto, vá para Cinnabar e escale o vulcão, é possível achar itens escondidos com o Downsing MCHN.
- Vá até Pewter, saia pelo sul, use Cut no arbusto e entre na Diglett’s Cave. Ache itens escalando por aqui.
- Agora o Rock Tunnel poderá ser explorado por completo, é possível escalar lá dentro, temos um guia dessa caverna no fim do detonado.
Certifique-se de estar carregando pokémons com as técnicas Surf, Rock Smash, Rock Climb e Flash. Vá para Cerulean e saia pelo norte, use surf à esquerda da ponte e chegará numa caverna. Ilumine-a com Flash. Os pokémons selvagens que encontramos aqui são as formas evoluídas de vários pokémons que já encontramos pelos matinhos, e eles não passam do lv.50. Vá recolhendo os itens pelo caminho, Mewtwo se encontra no fim da caverna e estará no lv.70. Como estamos numa caverna, Dusk Balls irão funcionar melhor que uma Ultra Ball para capturá-lo. Abaixo seguem os mapas da caverna.
Vamos à caminho da última rota do jogo (ufa!). Volte para Viridian e saia pela esquerda. Você chegará no local onde a saída para o norte vai dar na Victory Road. Sim, já estivemos aqui... lembra que os policiais estavam barrando essas passagens laterais? Agora você pode ir para a esquerda, chegando assim na rota 28. Os pokémons desta rota são encontrados em levels não melhores dos que os da Cerulean Cave. Finalmente poderemos achar Sneasel nos matinhos, durante a noite. Há uma casa nesta rota onde podemos conseguir o TM 47. Por aqui também encontramos o TM 35.
Mesmo elevando seus pokémons para level 80 a 90, você passará por dificuldades na batalha. O tempo também não estará ao seu lado, ficará nevando durante toda a batalha, que causará dano a pokémons que não forem tipo gelo. Tenha certeza que está carregando Full Heal, Max Potion, Full Restore, Max Revive e talvez até Sacred Ash seja necessário. Ainda que você tenha um ou dois pokémons em level 100 e acha que pode ganhar dele com os demais em level menores que 80, fique sabendo que ficará perdendo um bom tempo na batalha jogando seus pokémons fracos como "suicidas" para poder reviver seu pokémon forte. É aconselhável que treine todos os seus pokémons muito bem. Quando estiver pronto, volte até aquela entrada "M" do Mt. Silver, escale usando Rock Climb e chegue ao pico da montanha, onde estará o treinador. É Red, o super campeão de Pallet. Salve antes de começar a luta, caso perca, volte de onde salvou. Chegou a hora do duelo entre os campeões!
Esse jogo não acaba mais? Agora que você derrotou Red, algumas coisas tornaram-se acessíveis para você.
Vá até Pallet e entre no laboratório do Prof. Oak. Ele ficará feliz em saber que derrotou Red e lhe dará a chance de escolher um de seus três pokémons iniciais. O inicial que você escolher estará no lv.5, venha com um espaço vago na equipe para poder pegá-lo.
Bulbasaur (planta) / Charmander (fogo) / Squirtle (água)
Vá até Saffron e entre na Silph Co., o prédio no centro da cidade. Venha com um espaço vago na equipe. Aqui encontrará Steven novamente. Ele fará uma pergunta que implica no inicial de Hoenn que ele te dará. Responda Green caso queira Treecko, Red caso queira Torchic e Blue caso queira Mudkip. O inicial que você escolher estará no lv.5.
Treecko (planta) / Torchic (fogo) / Mudkip (água)
Uma vez que tenha recebido seus mais novos iniciais, voe até Cherrygrove e siga ao norte, entre na casa do Mr. Pokémon. Você ficará sabendo que Steven esteve aqui e deixou uma Orb especial, a qual você receberá de Mr. Pokémon. Se estiver jogando HeartGold, será a Blue Orb. Se estiver jogando SoulSilver, será a Red Orb. Com este item em suas mãos, siga para Cianwood. Iremos ao encontro de um lendário, sugiro que prepare algumas Ultra Balls, Dusk Balls e Heavy Balls. Também iremos precisar de Rock Climb. Entre na caverna à esquerda de Cianwood. Chuck estará aqui, ele irá falar sobre a Embedded Tower. Suba e saia da caverna. Quando encontrar outra entrada, entre e desça as escadas. Use surf seguindo à esquerda até chegar a uma porção de areia próximo a uma parede onde é possível escalar. Use Rock Climb e a Embedded Tower estará logo adiante. Lá dentro você encontrará Kyogre (em HeartGold) ou Groudon (em SoulSilver), no lv.50.
Assim como em Emerald e Platinum, você poderá batalhar novamente contra os líderes de ginásio. Porém, em HG/SS é um pouco mais complicado, pois é preciso obter o nº do telefone de todos eles e chamá-los no horário certo. Uma vez que consiga contatá-los para uma batalha, os líderes de ginásio irão para o Fighting Dojo, ao lado do ginásio de Saffron, e ficarão lá até que você vá e enfrente-os.
Imagem: | Como conseguir os números telefônicos: |
Líder: Falkner Lugar: Celadon Dept. Store, 4º andar, você verá Falkner conversando com Janine, pegue dele o telefone Quando: segunda-feira, durante todo o dia Requer: Ter derrotado Janine em seu ginásio em Fuchsia | |
Líder: Bugsy Lugar: Viridian Forest, encontre Bugsy aqui e peça seu número Quando: quinta-feira, durante todo o dia Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez | |
Líder: Whitney Lugar: Goldenrod Dept. Store, 6º andar, encontre Whitney aqui e peça seu número Quando: todos os dias, das 12:00 às 16:00 Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez | |
Líder: Morty Lugar: Bellchime Trail, do lado de fora da Bell Tower, encontre Morty aqui e peça seu número Quando: de segunda e terça, o dia todo Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez | |
Líder: Chuck Lugar: Cianwood City, peça o telefone de Chuck para sua esposa, que está à frente do ginásio Quando: todos os dias, o dia todo Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez | |
Líder: Jasmine Lugar: Olivine Café, Jasmine estará almoçando aqui, pegue dela o telefone Quando: todos os dias, das 13:00 às 14:00 Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez | |
Líder: Pryce Lugar: Lake of Rage, encontre Pryce aqui e peça seu número Quando: todos os dias, das 6:00 às 10:00 Requer: Ter vencido a Elite 4 pela primeira vez | |
Líder: Clair Lugar: Dragon’s Den, encontre Clair aqui e peça seu número Quando: todos os dias, das 6:00 às 10:00 Requer: Ter derrotado Clair e Lance na batalha em dupla com seu rival no Dragon’s Den | |
Líder: Brock Lugar: Diglett’s Cave, na entrada próxima a Pewter, encontre Brock aqui e peça seu número Quando: todos os dias, das 12:00 às 15:00 Requer: Ter obtido as 16 insígnias | |
Líder: Misty Lugar: Rota 25 - Cerulean Cape, encontre Misty aqui e peça seu número Quando: todos os dias, das 16:00 às 18:00 Requer: Ter obtido as 16 insígnias e enfrentado Suicune | |
Líder: Lt. Surge Lugar: Power Plant, do lado de fora, mostre a Surge um Pikachu da Viridian Forest e ele lhe dará seu telefone Quando: todos os dias, das 9:00 às 12:00 Requer: Ter obtido as 16 insígnias, ter enfrentado Zapdos e capturado um Pikachu | |
Líder: Erika Lugar: Celadon City, você verá Erika conversando com Jasmine, pegue com Erika seu telefone Quando: sábado e domingo, das 14:00 às 17:00 Requer: Ter obtido as 16 insígnias | |
Líder: Janine Lugar: Pokémon League Reception Gate, na entrada da Victory Road, encontre Janine aqui e peça seu número Quando: todos os dias, das 16:00 às 18:00 Requer: Ter derrotado Janine em seu ginásio em Fuchsia | |
Líder: Sabrina Lugar: Olivine Harbour, ao embarcar no S.S. Aqua você encontrará Sabrina no caminho, pegue dela o telefone Quando: sexta-feira, durante todo o dia Requer: Ter derrotado Sabrina em seu ginásio em Saffron | |
Líder: Blaine Lugar: Cinnabar Island, Blaine estará visitando sua antiga ilha, pegue dele o telefone Quando: terça-feira, durante todo o dia Requer: Ter obtido as 16 insígnias | |
Líder: Blue Lugar: Blue’s House em Pallet Town, vá levando um pokémon para a irmã de Blue ir dando massagens todos os dias e sempre pergunte se seu pokémon está com a felicidade máxima, quando estiver, receba dela o telefone de Blue Quando: todos os dias, o dia todo Requer: Mostrar a sua irmã Daisy um pokémon com felicidade máxima e que ela já deu algumas massagens |
Para que você tenha uma referência dos períodos:
Período da manhã: das 4:00 às 9:59
Período da "tarde": das 10:00 às 19:59
Período da noite: das 00:00 às 3:59 e das 20:00 às 23:59
Obs.: Caso ligue depois da meia-noite, fique atento ao dia em que você está.
Abaixo vai uma tabela que mostra em qual dia e período você deve ligar para um líder para que ele aceite uma revanche.
× | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | Domingo |
Manhã | N/A | N/A | |||||
Tarde | N/A | ||||||
Noite | N/A | N/A |
Após ligar para um líder, ele irá para o Fighting Dojo de Saffron, esperando você para batalhar. Você pode ir ligando e esperar até que todos se reúnam lá para então enfrentá-los, como também ligar para o mesmo líder mais de uma vez no mesmo dia para batalhar com ele quantas vezes quiser. Neste segundo caso, basta derrotar o líder, sair do Dojo e ligar pra ele novamente, ao entrar de novo, ele terá voltado. Faça isso caso esteja querendo subir alguns levels de seus pokémons, é uma ótima forma de treinar. Os líderes estarão com pokémons evoluídos, além de alguns exemplares de Hoenn e Sinnoh. Eis a seguir os pokémons que eles utilizarão nas batalhas, boa sorte ao enfrentá-los.
Após travar aquela batalha ao lado de seu rival contra Clair e Lance, ele começará a treinar, a fim de um dia te derrotar. Se você entrar na Dragon’s numa terça ou quinta, encontrará seu rival lá treinando. Mas não será aí que você poderá enfrentar ele. Para ele te desafiar novamente, vá até o Indigo Plateau numa segunda ou quarta. Ao subir as escadas, como se estivesse indo enfrentar a elite 4, seu rival aparecerá e lutará com você.
Crobat lv.58
Sneasel lv.55
Magneton lv.55
Gengar lv.58
Alakazam lv.56
inicial no último estágio lv.60
Após vencer a elite 4 uma primeira vez, você poderá tornar a enfrentá-los quantas vezes quiser. Mas a revanche contra eles ficará ainda mais interessante após se obter as 16 insígnias. A partir do momento em que você receber o HM 08 do Prof. Oak, será possível enfrentar uma elite 4 melhorada, e que utiliza alguns pokémons nativos de Hoenn e Sinnoh. É possível lutar contra esta elite 4 ainda antes de enfrentar Red. Embora os pokémons deles não estejam tão fortes quanto os de Red, podem dar tanto trabalho quanto ele, afinal são 4 membros e um capeão. Abaixo segue o quadro da atual elite 4.
Will usa: Bronzong lv.58 Jynx lv.60Grumpig lv.59Gardevoir lv.61 Slowbro lv.60 Xatu lv.62 | Koga usa:Skuntank lv.61Toxicroak lv.60 Muk lv.62 Venomoth lv.63 Crobat lv.64Swalot lv.62 | Bruno usa: Hitmontop lv.62 Hitmonlee lv.61 Hitmonchan lv.61Hariyama lv.62 Machamp lv.64Lucario lv.64 | Karen usa:Weavile lv.62Spiritomb lv.62Absol lv.62Hounchkrow lv.64 Houdoom lv.63 Umbreon lv.64 | Lance usa:Salamence lv.72Garchomp lv.72Altaria lv.73 Gyarados lv.68 Charizard lv.68 Dragonite lv.75 |
O que? Red também? Isso mesmo, após enfrentar Red pela primeira vez, ele sempre voltará ao seu posto no Mt. Silver cada vez que você derrotar a elite 4. Mas tenha calma, ele não estará usando pokémons no lv.100 não, ele estará do mesmo jeito que na primeira batalha. Então, caso queira batalhar novamente contra Red, basta derrotar a elite 4 antes, para fazê-lo voltar ao Mt. Silver.
Pikachu lv.88
Venusaur lv.84
Charizard lv.84
Blastoise lv.84
Lapras lv.80
Snorlax lv.82
Tá brincando... os treinadores também? Tá certo que com eles não travamos aquelas batalhas épicas, mas aqueles que você adicionou na PokéGear podem batalhar novamente com você. Alguns deles podem te chamar para batalhar quando menos esperar, mas você tem a capacidade de poder chamá-los também, sobre as mesmas condições dos líderes de ginásio: em determinados dias e períodos. Sem contar que muitos deles podem te dar algum item após a batalha. A seguir uma lista, com os determinados dias e períodos que você pode ligar.
Período da manhã: das 4:00 às 9:59
Período da "tarde": das 10:00 às 19:59
Período da noite: das 00:00 às 3:59 e das 20:00 às 23:59
Obs.: Caso ligue depois da meia-noite, fique atento ao dia em que você está.
Team 1 - Pokémons que o treinador usa no começo do jogo.
Team 2 - Pokémons que o treinador usa após banir os Rockets da Radio Tower.
Team 3 - Pokémons que o treinador usa após se obter a National Dex.
Team 4 - Pokémons que o treinador usa após você ter 16 insígnias.
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School Kid Jack do National Park
Team 1: Oddish L12, Voltorb L14
Team 2: Gloom L29, Voltorb L17
Team 3: Vileplume L38, Electrode L31
Team 4: Electrode L43, Vileplume L52, Arcanine L52
PokeManiac Brent da Route 43
Team 1: Nidorina L20, Nidorino L24
Team 2: Nidorina L32, Nidorino L34, Gyarados L32
Team 3: Gyarados L41, Lickitung L38, Nidorina L38, Nidorino L43
Team 4: Gyarados L48, Lickitung L40, Nidoqueen L58, Nidoking L58
Biker Aiden da Route 17
Team 1: Tentacruel L45
Team 2: Hypno L50, Tentacruel L49
Team 3: Hypno L55, Tentacruel L55
Team 4: Tentacruel L55, Hypno L55, Tentacruel L58
Segunda pela Tarde
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Youngster Joey da Route 30
Team 1: Rattata L4
Team 2: Raticate L34
Team 3: Raticate L40
Team 4: Raticate L54
Firebreather Walt da Route 35
Team 1: Magmar L11, Magmar L15
Team 2: Magmar L25, Magmar L32
Team 3: Magmar L34, Magmar L37
Team 4: Magby L26, Magmar L49, Magmortar L58
Segunda à Noite
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Camper Tanner da Route 13
Team 1: Sudowoodo L38
Team 2: Sudowoodo L41, Chinchou L41
Team 3: Sudowoodo L48, Lanturn L47, Skiploom L44
Team 4: Sudowoodo L52, Jumpluff L52, Lanturn L52
Terça de Manhã
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Bug Catcher Arnie da Route 35
Team 1: Venonat L15
Team 2: Venonat L36
Team 3: Venomoth L43
Team 4: Nincada L45, Venomoth L56
Terça pela Tarde
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Picknicker Tiffany da Route 43
Team 1: Clefairy L21
Team 2: Clefairy L34
Team 3: Clefable L41
Team 4: Clefable L61
Gentleman Alfred da Olivine Lighthouse, 2º andar
Team 1: Noctowl L22
Team 2: Noctowl L36
Team 3: Noctowl L42
Team 4: Noctowl L58
Terça à Noite
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Bug Catcher Wade da Route 31
Team 1: Caterpie L2, Caterpie L2, Weedle L3, Caterpie L2
Team 2: Metapod L18, Butterfree L29, Kakuna L22, Metapod L18
Team 3: Butterfree L28, Butterfree L40, Beedrill L37, Butterfree L28
Team 4: Butterfree L36, Butterfree L52, Beedrill L43, Butterfree L36
Bird Keeper Josh da Route 14
Team 1: Fearow L37
Team 2: Fearow L47, Skarmory L44
Team 3: Skarmory L48, Fearow L51
Team 4: Skarmory L55, Fearow L55
Quarta de Manhã
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Fisherman Ralph da Route 32
Team 1: Goldeen L10
Team 2: Seaking L40
Team 3: Qwilfish L45, Seaking L42
Team 4: Qwilfish L53, Seaking L56
Bug Catcher Doug da Route 2
Team 1: Butterfree L39, Ariados L37
Team 2: Butterfree L40, Ariados L40
Team 3: Butterfree L47, Ariados L46
Team 4: Butterfree L52, Ariados L50
Quarta pela Tarde
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School Kid Alan da Route 36
Team 1: Tangela L16
Team 2: Tangela L32, Yanma L30
Team 3: Xatu L32, Tangrowth L36, Quagsire L32, Yanmega L34
Team 4: Xatu L47, Tangrowth L54, Quagsire L47, Yanmega L54
Fisherman Kyle da Route 12
Team 1: Goldeen L39, Qwilfish L35, Goldeen L39
Team 2: Seaking L40, Qwilfish L38, Seaking L40
Team 3: Seaking L43, Qwilfish L41, Seaking L47, Krabby L39
Team 4: Seaking L48, Qwilfish L49, Seaking L52, Kingler L51
Quarta à Noite
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Sailor Huey Olivine Lighthouse, 2º andar
Team 1: Poliwag L18, Poliwhirl L20
Team 2: Poliwhirl L34, Poliwhirl L36
Team 3: Poliwhirl L38, Poliwrath L41
Team 4: Politoed L48, Poliwrath L52
Bird Keeper Vance da Route 44
Team 1: Hoothoot L28, Pidgeotto L28
Team 2: Hoothoot L33, Pidgeotto L32
Team 3: Pidgeotto L37, Pidgeot L38, Noctowl L42
Team 4: Pidgeot L56, Pidgeot L44, Noctowl 54
School Kid Torin da Route 14
Team 1: Sandslash L41, Golbat L39
Team 2: Sandslash L46, Golbat L45, Vulpix L41
Team 3: Sandslash L48, Golbat L51, Vulpix L48
Team 4: Sandslash L52, Golbat L53, Vulpix L52
Quinta de Manhã
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Fisherman Wilton da Route 44
Team 1: Goldeen L26, Goldeen L26, Seaking L28
Team 2: Goldeen L32, Goldeen L32, Seaking L36
Team 3: Goldeen L32, Seaking L36, Seaking L40
Team 4: Seaking L42, Seaking L46, Seaking L63
Ace Trainer Gaven da Route 26
Team 1: Victreebel L32, Kingler L32, Flareon L32
Team 2: Victreebel L34, Kingler L34, Flareon L34
Team 3: Victreebel L38, Kingler L39, Flareon L38
Team 4: Victreebel L52, Kingler L49, Flareon L50
Quinta pela Tarde
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Picknicker Liz da Route 32
Team 1: Nidoran F L8
Team 2: Weepinbell L35, Nidorina L35
Team 3: Weepinbell L39, Nidorino L38, Nidoqueen L40
Team 4: Weepinbell L47, Nidoking L58, Nidoqueen L70
Fisherman Kyler da Route 12
Team 1: Três Magikarp L18
Team 2: Quatro Magikarp L18
Team 3: Cincp Magikarp L18
Team 4: Seis Magikarp L18
Quinta à Noite
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Lass Dana da Route 38
Team 1: Flaaffy L19, Psyduck L19
Team 2: Flaaffy L32, Golduck L31
Team 3: Golduck L36, Ampharos L38
Team 4: Golduck L51, Ampharos L54
Teacher Hillary da Route 15
Team 1: Sunkern L41, Aipom L31
Team 2: Ambipom L43, Sunflora L43
Team 3: Ambipom L49, Sunflora L49
Team 4: Ambipom L55, Sunflora L55
Sexta de Manhã
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School Kid Chad da Route 38
Team 1: Mr. Mime L20
Team 2: Mr. Mime L29, Magnemite L30
Team 3: Mr. Mime L39, Magneton L38
Team 4: Mr. Mime L46, Magneton L56
Bug Catcher Rob da Route 2
Team 1: Beedrill L40, Butterfree L39
Team 2: Beedrill L45, Butterfree L42
Team 3: Beedrill L52, Butterfree L48
Team 4: Beedrill L56, Butterfree L56
Sexta pela Tarde
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Hiker Parry da Route 45
Team 1: Onix L30
Team 2: Onix L38, Graveler L35
Team 3: Steelix L41, Graveler L37
Team 4: Steelix L56, Golem L52
Young Couple Tim & Sue da Route 13
Team 1: Kadabra L41, Psyduck L46
Team 2: Kadabra L45, Golduck L50
Team 3: Kadabra L48, Golduck L52
Team 4: Alakazam L54, Golduck L56
Ace Trainer Jamie da Route 26
Team 1: Rapidash L36, Flaaffy L31
Team 2: Rapidash L38, Ampharos L37
Team 3: Rapidash L42, Ampharos L40
Team 4: Rapidash L56, Ampharos L59
Sexta à Noite
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Hiker Anthony da Route 33
Team 1: Geodude L11, Machop L11
Team 2: Graveler L33, Machoke L32
Team 3: Graveler L37, Graveler L38, Machoke L40
Team 4: Graveler L41, Golem L49, Machamp L55
School Kid Billy da Route 15
Team 1: Parasect L39, Poliwhirl L37, Ditto L35
Team 2: Parasect L42, Poliwhirl L43, Ditto L40
Team 3: Parasect L46, Poliwhirl L47, Ditto L46
Team 4: Mr. Mime L50, Parasect L55, Poliwrath L53, Ditto L51
Sábado de Manhã
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Camper Todd da Route 34
Team 1: Psyduck L14
Team 2: Geodude L17, Geodude L17, Psyduck L31
Team 3: Geodude L23, Graveler L33, Golduck L36, Slugma L32
Team 4: Graveler L36, Graveler L44, Magcargo L54, Golduck L56
Youngster Ian da Route 34
Team 1: Mankey L10, Diglett L12
Team 2: Mankey L27, Dugtrio L33
Team 3: Primeape L38, Dugtrio L40
Team 4: Primeape L47, Dugtrio L56
Sábado pela Tarde
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Hiker Kenny da Route 13
Team 1: Sandslash L27, Graveler L29, Golem L33
Team 2: Onix L16, Graveler L33, Golem L37, Sandslash L32
Team 3: Sandslash L42, Graveler L37, Golem L44, Onix L46
Team 4: Sandslash L46, Graveler L44, Golem L49, Steelix L54
Sábado à Noite
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Picknicker Erin da Route 46
Team 1: Ponyta L17, Oddish L14
Team 2: Gloom L32, Rapidash L41
Team 3: Bellossom L46, Sunflora L39, Rapidash L48
Team 4: Cherrim L42, Sunflora L46, Bellossom L49, Rapidash L53
Twins Kay & Tia da Route 15
Team 1: Quagsire L41, Quagsire L41
Team 2: Quagsire L48, Quagsire L48
Team 3: Quagsire L53, Quagsire L53
Team 4: Quagsire L55, Quagsire L55
Bird Keeper Jose da Route 27 (requer Whirlpool)
Team 1: Farfetch'd L40
Team 2: Farfetch'd L44
Team 3: Farfetch'd L38, Farfetch'd L40
Team 4: Farfetch'd L50, Farfetch'd L52, Farfetch'd L53
Domingo de Manhã
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Lass Krise do National Park
Team 1: Oddish L14, Cubone L17
Team 2: Oddish L21, Cubone L31
Team 3: Gloom L32, Marowak L38
Team 4: Vileplume L53, Marowak L54