Review GBA: Metroid Fusion/ Metroid Zero Mission

Ai, ai....a quanto tempo que eu não posto nada...eu não tinha nada para fazer e vi que o blog tinha algum movimento, então resolvi que seria uma boa criar uma postagem e ver como vocês iriam reagir, não é?

Bem, se tem alguma pessoa que não saiba nada da franquia Metroid, mas se diga um verdadeiro fã da Nintendo, essa pessoa pode entregar sua carteirinha na portaria, já que Metroid foi uma das séries que nasceram no NES, junto com LOZ, Mario, Final Fantasy...

Durante o lançamento do primeiro jogo da série Metroid Prime (que possivelmente irei falar mais a respeito dessa série quando eu puder jogar), também estava saindo Metroid Fusion, que fecha a cronologia que conhecemos da série, e logo depois saiu o começo da franquia, um remake, para o GBA, Metroid Zero Mision.

De um lado, temos o final assombroso e igualmente solitário que teve a série metroid até agora, com Metroid Fusion, e de outro, temos o início de uma aventura de proporções épicas, com Metroid Zero Mission.

Falarei separadamente de cada um dos dois jogos, começando pelo Zero Mission.

Qualquer pessoa que é fã da série sabe como tudo começou, o planeta Zebes estava sobre o controle de piratas espaciais, e mandaram a caçadora de recompensas Samus Aran para poder erradicar os piratas espaciais, uma nova bio-arma chamada Metroid, e claro, a inteligência por trás dos piratas espaciais, Mother Brain.

O jogo começa como quase todos os outros títulos da franquia, Samus chega no planeta por um portal, a musica clássica toca, e então você pode se mexer. Aqui, Samus abre seus olhos e então começa a sua aventura.

Sua primeira missão consistia em explorar as cavernas hostis do planeta Zebes, destruir os dois generais de Mother Brain, Kraid e Ridley, e então, dar cabo das criaturas e a própria Mother Brain.

Inicialmente, Samus apenas tem o seu pequeno canhão, que não tem um tiro muito potente, e que nem alcança lugares distantes, mas com o tempo, ela recebe upgrades para o tiro passar paredes, congelar inimigos, ir mais longe....

Samus chega no local utilizando uma Power Suit, com ombros pontudos, e algumas partes em verde, incluindo seu capacete, sua Power Suit funciona como um computador, atualizando com qualquer programa que encontre, e é divida em 5 áreas:

Beam- Obviamente, ela altera o raio que sai do canhão de Samus, os upgrades conseguidos ao redor de Zebes dão a habilidade do Beam ser carregado, ser de gelo, ultrapassar paredes, etc.

Bomb- Ao conseguir o upgrade de bombas, Samus pode utilizar elas na sua forma de Morph Ball, podendo ser as bombas normais, ou as poderosas e destrutivas Power Bombs.

Missile- Assim que conseguir alguns tanques, o canhão de Samus pode ser modificado para lançar mísseis, pequenos mísseis com um grande poder destrutivo, cada tanque de míssil aumenta 5 á capacidade máxima de Samus, podendo ter os mísseis normais e os Super Mísseis.

Suit- Como o nome sugere, essa é a parte da Power Suit que gerencia as modificações feitas na armadura, a modificação Varia, que permite a Samus aguentar lugares com uma temperatura elevada, dando um tom de laranja mais forte para a sua armadura, e a Gravity, dando um tom de roxo, permitindo Samus se mexer na lava, e andar normalmente pela água, além de ambas darem uma proteção maior.

Misc- Essa é a parte do sistema da Power Suit que gerencia as habilidades especiais que não se encaixam nas outras áreas, no Misc está a Morph Ball, que permite Samus virar uma bola quando bem entender, o Screw Attack, que cria um campo de força que danifica os inimigos sempre que Samus pular dando um giro, o Space Jump, que permite Samus a pular indefinidamente pelo ar, criando uma espécie de flutuação, etc.

Existem duas Power Suits, a Power Suit que Samus utiliza ao chegar no planeta, e a utilizada por guerreiros Chozo, que tem os ombros redondos como nós conhecemos, apenas a dos Chozo pode comportar alguns upgrades mais antigos, como a Gravity Suit, o Plasma Beam, e o Space Jump.

Ao decorrer da aventura, estátuas Chozo guiam Samus para os mais variados lugares, para conseguir reunir poderes para destruir Mother Brain, aparentemente Samus estava destinada a isso, Metroid Zero Mission nos dá toda uma sensação de solidão, não há um diálogo de verdade durante o jogo em si, Samus não se manifesta durante o que está acontecendo em momento algum, as unicas coisas que nós podemos ler, é o nome das habilidades, as descrições, e os nomes dos lugares onde você está, e só.
Por outro lado, temos Metroid Fusion, onde vemos os momentos mais "humanos" de Samus, e onde podemos perceber que apesar de tudo, Samus tem um forte senso de justiça, e a opnião de que, se necessário, sua vida seria um preço pequeno a se pagar pelo bem da Federação Galática, assim como o bem da galáxia e de todo o Universo.
A história é a seguinte:
Samus acompanha membros da Federação para fazer o reconhecimento geográfico de SR388, O lugar para onde ela vai em Metroid II, e encontram um pequeno bicho, que pula em Samus, e ela reage atirando um missel, o que faz o bicho tomar uma forma gelatinosa e estranha, Samus continua atirando misseis, o que não causa nada na estranha espécie disconhecida, que voa para Samus e a infecta.
Durante a escolta por nave, o parasita (denominado "X" pela Federação) havia infectado todo o sistema nervoso de Samus, o que a levou a perder a consciência, e perder o controle da nave, a nave bateu em um cinturão de asteróides, mas o sistema de segurança ejetou Samus antes da colisão, ela foi recebida e mandada ás pressas para o QG da Federação.
Uma grande parte da Power Suit da Samus estava contaminada e teve que ser retirada cirurgicamente, o que teve um grande impacto em sua aparência, o X estava muito impregnado em seu DNA, e a chance dela sobreviver era quase nula, e então tentaram uma ultima coisa...
Com uma célula do ultimo Metroid (o Metroidão de Super Metroid) foi feita uma vacina e imediatamente aplicada na Samus, e então houve uma recuperação completa, o parasita X foi completamente exterminado do corpo de Samus.
Mas as partes infectadas da Power Suit da Samus foram enviadas para o que eu chamo carinhosamente de uma Central Aéro-espacial Restrita Avaliadora de Leitura de Histórico de Organelas, ou C.A.R.A.L.H.O.
Na verdade, foi para uma central de pesquisas, onde foram armazenadas as partes em containers na zona de quarentena, porem o X nessas partes se uniu e formou um grande e complexo Core X, que formou uma Samus feita inteiramente de parasitas X, que foi mais tarde apelidado de "SA-X" pelo computador de bordo da Samus. (Esqueci de falar, leiam "X", "Core X", em inglês, se não fica estranho), SA-X era uma Samus com todas as habilidades dela, space jump, plasma beam, varia suit, ice beam, e claro, as power bombs. Ela soltou uma power bomb e explodiu a caralha toda e se soltou dali, libertando outros X no local, o que resultou em um enxame de Xs, uns mais fracos e outros MUITO mais fortes, por todos os setores da estação, os quais são:
O setor 1, SRX, feito para imitar a geotrafia e clima de SR388.
O setor 2, TRO, Feito para animais que sao acostumados a climas mais quentes e humidos.
O setor 3, PYR, que era bem quente e desértico, para varias formas de vida acostumadas com esse tipo de habitat.
O setor 4, AQA, para animais marinhos como caranguejos e especies de cavalos marinhos, e tambem para guardar em um tanque um espécime extremamente perigoso e raro, Seres, uma Cobra aquática gigante que podia correr á ultra velocidade, mais precisamente, cerca de 400 km/h.
O setor 5, ARC, para criaturas mais acostumadas ao frio. Samus inicialmente não podia entrar aqui (por causa das portas de segurança level 2 também) pelo fato de que com a vacina de Metroid, ela ficou extremamente vulnerável ao frio, e claro, vulnerável ao fogo, como qualquer humano normal.
Setor 6, NOC, para algumas criaturas mais noturnas, habitantes de cavernas.
Durante as aventuras de Samus, ela descobre que o X havia infectado toda a estação, e nenhuma forma de vida, a não ser Edecoons e Dachoras, haviam sido infectados pelos X.

Na Estação especial da BSL (Biological Space laboratory, algo como o laboratório de biologia espacial), eles guardavam alguns espécimes bem perigosos, como o monstro Nightmare, que tinha controle de gravidade (nos dando a Gravity Suit como premio, ele estava infectado com um Core X com os dados da Gravity Suit), o já mencionado Seres (o Core X dele tinha o Speed Run), algumas espécimes de bosses, como um espécime que parece ums camisinha com um olho dentro (com os dados da High Jump Boots), do Ridley (com os dados do Screwattack), um bichinho que parece um tatu que era um boss também em Metroid 2 (com os dados da Morph Ball), um bicho planta estranho (com os dados do Plasma Beam), uma aranha chamada Yakuza (com os dados do Space Jump) e até mesmo um robô biológico de segurança, o Robô B.O.X(Com os dados do Wave Beam)
Os X são incrivelmente inteligentes, chegando a imitar uma Chozo Statue (com os dados do Charge Beam) e um homem da estação (com os dados do Wide Beam), inclusive são organelas capazes de fazer downloads de programas para a Power Suit da Samus, com um Core X fazendo o download da Varia Suit.

Ao longo da estação da B.S.L(Que por coincidencia, estava orbitando logo acima de SR388), existem varias salas de dados, onde Samus pode fazer o download de várias atualizações, como os dados da Morph Ball Bomb, os Misseis, Super Misseis, os dados da Varia Suit, que infelizmente um Core X pega, destruindo a maquina de download no processo, a Power Bomb e os Infusion Missiles, que haviam os dados ja prontos na sala de dados do setor 3 AQA, mas o QG não havia dito nada para o computador de bordo da Samus.

Os X tem variáveis formas e tamanhos, tais como:
X amarelo: o X que infectou Samus da primeira vez e quase a matou, desde que Samus recebeu a vacina metroid e tem sido capaz de absorver os Xs sem danos, esse tipo de X poderia recarregar sua energia.
X verde: um tipo de X que apenas foi descoberto dentro da estação, possivelmente uma mutação de X, ele serve para recarregar a munição de Samus, tais como os Misseis e a Power Bomb(os Super Misseis viraram um upgrade dos Misseis comuns)
X vermelho: uma possivel mutação de X mais poderosa, aparecia apenas como a forma de um olho laser, tipo os vistos em Super Metroid, eles recarregavam cerca de 3 tanques e 20 misseis, e umas 4 power bombs.
X azul: uma mutação comprovada (Adam, o computador de bordo da Samus, a lista como uma mutação dos X), o X azul é grande, e é listado como um X que foi mutado devido ao frio do setor 5 ARC, eles mutaram para tentar matar Samus que era vulnerável ao frio, cada um tirava cerca de 60 pontos de seu tanque de vida, mas após pegar a Varia Suit, eles enchiam 1 tanque inteiro de vida.
Core X normal: o Core X normal era um X gigante que continha os dados de alguma habilidade de Samus, tipo Space Jump e Screw Attack, eles são como uma célula gigante, e estão cobertos por uma casca, usam ela como forma de ataque, para bater em Samus, a casca parece ser feita de Xs também, atirar com o raio normal na casca libera Xs verdes e amarelos, as cascas vão ficando mais fortes dependendo do quão forte é a habilidade de Samus que foi roubada, chegando ao ponto que até os Super Misseis precisam ser usados varias vezes para quebrarem as cascas. Core Xs restauram cerca de 6 tanques, dando 6 misseis e 10 Power Bombs, além de claro, dar uma das habilidades de Samus.
Core X de mutação de raio: Um tipo diferente de Core X, esse X tem um dos raios da Samus (Charge, Wide, Wave, Plasma ou Ice Beam), em sua casca há um "olho" que se abre para carregar o raio e tentar lançá-lo contra Samus. Para destruí-lo, é necessário atacar com o míssel no olho varias vezes, deixando o X exposto para absorção.

Passando para o elemento de gameplay, os dois Metroids são idênticos, a clássica visão 2D da Samus confinada na telinhabdo GBA, os botões não mudam, com o A você pula, com o B você atira, com L, a Samus mira na diagonal, e com o R, Samus muda pra lançar as armas especiais (tendo que apertar select no zero mission pra ir entre os misseis e super misseis), as trilhas sonoras são ótimas, os controles fluem bem, e é bem fácik de jogar, são bons jogos para começar a série.
Em questão da trilha sonora em metroid ZM, As músicas mudam muito, tem uma para cada setor de Zebes e para o Mothership dos Piratas Espaciais, mas Metroid Fusion não tem muitas musicas pelo que pude notar...

Bem, cheguei ao fim de mais um Review.
Não sei se avisei, mas estou sem Pc, então estou fazendo os Revies do celular, o que é cansativo (prefiro mil vezes digitar num teclado de pc do num de celular, me incomoda o celular depois de um tempo) e bem, não posso trazer links ou fotos (pelo fato de que corro grandes riscos de de perder conteúdo ao fazer as procuras), mas tão logo que receber meu pc de volta, eu volto a por mais fotos, links, vídeos, etc.
Bem, é isso, até lá!

0 comentários:

Postar um comentário