Review Pc: Initial D: Mountain Vengeance.




DEJA VU CARAI
Eeeee ESTAMOS DE VOLTA APÓS UM LONGO HIATO!
E bota longo nisso. Tipo. Muito longo.
Mas após muito pensar, decidi que o blog vai tomar um novo rumo: Tratarei exclusivamente de jogos pré-2010. E nesse meio tempo que eu fiquei fora, eu me apaixonei por Initial D.
Buscando por jogos de Initial D pela internet a fora (e também baixando jogos que tenham o AE86 neles ou até mesmo usando mods, como modificar o ZR-350 do GTA San Andreas pelo AE86 Trueno) eu encontrei o que talvez possa ser o único jogo de Initial D que foi lançado em inglês.
Bem, parece que um dos jogos de Arcade também tem uma versão em inglês, mas esse é o único para PC. Muito embora a fandom seja unânime quanto esse assunto: Mountain Vengeance NÃO é um verdadeiro jogo de Initial D.

1- Background

Mas como vocês sabem, para me fazer reviver o blog desse jeito, ou o jogo é MUITO bom, ou MUITO ruim. Veremos qual dos dois casos é.
Vamos aos fatos:

1-Initial D trata de Fujiwara Takumi, um jovem de 18 anos que entrega tofu para seu pai todo santo dia as 4 da manhã desde a sexta série. Todos os dias ele subia e descia o monte akina por anos, aprendendo novas formas de dirigir rápido e sem estragar o tofu para entregá-lo no Toyota Sprinter Trueno GT-Apex do seu pai, AKA um Hachi-roku Trueno.Ele fazia isso colocando um copo de água no seu porta-copo, e seu trabalho era dirigir rápido mas suave o bastante para não derramar a água do copo, pois se a água derramasse, significava que o tofu tinha estragado.

2-A trama toda começa quando, durante sua rotina normal, Takumi acidentalmente se vê tendo que ultrapassar um Mazda RX-7 FD3S amarelo, que é ultrapassado facilmente. Engraçado que o FD era de um dos melhores corredores de uma cidade próxima, Takahashi Keisuke. Buscando mais sobre o estranho Hachi-Roku do Akina, Keisuke resolve desafiar os corredores do monte akina, os Akina Speedstars, desafiando, através deles, o Hachi-Roku. E Takumi resolve correr por curiosidade e também porque o pai dele disse que se ele ganhasse, ganharia um tanque cheio de gasolina no Hachi-Roku para poder dirigir á vontade no outro dia.


Basicamente, Takumi corre por curiosidade e por pequenos ganhos próprios. Logo depois, Takumi corre porque ele gosta de correr.

Enquanto isso, o que o jogo diz que é a história de Initial D?
Tão básico que chega a doer.
Tradução: "Tak(umi) (Eles deram apelidos para os corredores na versão americana, aparentemente. Takumi se chama Tak.) nunca se destacou muito. Entre um serviço depois da escola em um posto de gasolina e entregas de manhã cedo para a loja de tofu do seu pai, Tak(umi) nunca teve tempo para ser notado - Até que um carro esporte amarelo brilhante se recusou a deixá-lo passar em uma das suas corridas de entrega no monte Akina. Tak(umi) nem desconfiava que o motorista era um dos mais famosos rachadores da equipe Red Suns, e quando ele ultrapassou o carrão em seu velho carro de entregas, deixando o carro esporte comendo poeira, ele acabou se tornando o novo motorista a ser vencido.

Com todos ao redor de Tak(umi) interessados em racha, e com sua habilidade natural atrás do volante, ele não pode escapar de desafio após desafio, e com cada vitória, Tak(umi) se encontra viciado na animação da corrida.

Bem vindo a Initial D, onde equipes de racha lutam pela glória, paixão, dor e vingança dentro e fora da pista. Agora, a corrida está em suas mãos!"

Sim, eu completei o nome do Takumi e vou continuar completando até o fim do Review.

Primeiro: O Takumi não tem "todos ao redor" interessados em racha. A própria história de vez em quando vira para o romance dele com uma colega de classe.
Segundo: Glória? A galera apenas corria por puro orgulho para poder provar que era o melhor em todos os "percusos" que tinham no japão. Paixão? Os unicos que corriam por paixão por pilotar era os Akina SpeedStars, as moças do Usui, o Levin Turbo em Second Stage... Já dor e vingança só vi mui raramente.
Altamente tendencioso.

Passado os problemas de história, veremos os problemas da corrida, certo?
Não tão rápido.

2-Personagens e veículos
Vamos falar um pouco mais sobre...os personagens.
Ao todo existem 8 personagens que irei mostrar a foto e sinopse de uma vez com a tradução na legenda, para ser dinâmico.
O Líder do Akina SpeedStars descobre que ainda tem muito a aprender sobre corrida, especialmente depois que ele bate o seu amado Silvia tentando correr no Akina downhill. Ninguém está mais feliz do que ele que Tak(umi) está levando as corridas mais a sério.

O Irmão Takahashi mais novo dirige com instinto e venera seu irmão mais velho. Ele já perdeu para Tak(umi) duas vezes no monte Akina e, apesar de desapontando e lutando para recuperar sua reputação, ele respeita os talentos do garoto. 

A motorista do lendário Sil-Eighty azul de Usui é uma garota sincera e quieta. Mas quando ela está atrás do volante, ela rasga as ruas melhor que a maioria dos garotos. Apelidada de Anjo de Usui.

O mais velho dos irmãos Takahashi é conhecido através de Gunma como o "Cometa Branco". Líder experiente dos Akagi Red Suns, é mais calmo que seu irmão mais novo afobado, mas este é tão  -se não, ainda mais - determinado a vencer quanto aquele.

Ele é arrogante sobre seu talento sem respeito pelos outros motoristas, o qual faria sua arrogância tolerável. Um motorista perigoso, ele aspira derrubar (Naka)Za(to)ck do trono dos Night Kids, não importando quem vá parar no hospital...ou no necrotério.

Navegadora e melhor amiga de Mako, Sayuki também não é desleixada quando o assunto são as curvas de Usui. Ela gosta de festejar, e é sempre vestida pra matar. Seu verdadeiro desejo é roubar a afeição de Tak(umi) de Nat(suki)alie (Que na verdade se chama Mogi Natsuki, era a namorada de Takumi.)

Tak(umi) aprendeu a navegar as traçoeiras, arejadas ruas do monte akina entregando tofu para a loja do seu pai. Após provar a excitação da vitória quando ele é forçado a participar de uma corrida arriscada nas ruas do Akina, ele se torna o novo campeão dos Akina Speed Stars, dirigindo seu infame Hachi-Roku em vitória após vitória.

Sua pomposidade e estilo bombástico são igualados apenas pelo seu respeito pelo esporte e por outros motoristas que se provam dignos dele. Mas após ter perdido para Tak(umi) também, ele talvez terá que provar que ele ainda pode liderar os Night Kids.
Basicamente, temos 8 personagens e 7 carros. Iketani e seu Nissan Silvia S13, Keisuke e seu Mazda RX-7 FD, Mako  e Sayuki e seu Sil-Eighty, Ryosuke e seu Mazda RX-7 FC, Shingo com seu Honda Civic, Takumi com seu Toyota Sprinter Trueno AE86 e Nakazato com seu Nissan Skyline R32.
MAS NENHUM DELES É PÁREO PARA QUALQUER CARRO QUE VOCÊ ESTIVER DIRIGINDO.

Aliás, fun fact: Estava programado para que Takeuchi Itsuki (aqui chamado de "Iggy") fosse parte dos corredores por parte do Akina SpeedStars, tendo inclusive seu Toyota Corolla Levin AE85 completamente modelado e sua configuração de piloto está nos arquivos do jogo. No entando, as configurações são um problema. Um carro do jogo tem 6 arquivos de configuração: CarX_Brakes, CarX_Disc, CarX_Reverse, CarX_Tire_L e CarX_Tire_R e CarX_01. Mas o AE85 só tem as configurações CarC_Brakes e CarC_Reverse, o que prova que ele foi descartado nos últimos estágios da criação, também não sendo possível modificar o jogo para utilizá-lo, até onde eu sei, pela falta do CarC_O1, que era o arquivo que iria puxar as demais configurações do jogo.Irônico que o mais patético dos corredores de Initial D foi descartado do jogo mais patético de Initial D já feito. Segue prints:
.INI do Itsuki como personagem.

.INI do AE85 como carro utilizável.
Aliás, é interessante notar que o chorume não para por aí. Falando de carros, a galera foi INCRIVELMENTE PREGUIÇOSA.

Através deste jogo eu descobri a verdade suprema do universo: todos os carros são sprinter trueno desfarçados.
MANO PRA QUE UMA PREGUIÇA DESSAS?
Aliás, embora não seja mais necesssário, deixo claro que todas as screenshots e vídeos neste post são de autoria minha.

E vou ser sincero com vocês: Me dói ter o símbolo de Initial D no pc sabendo que o jogo é horrível de ruim.
É triste, quase que como um pecado...
3-Trilha sonora

Eu na verdade fui burro e não ouvi a trilha sonora do jogo (por muito tempo), eu modifiquei uns eurobeats que eu tenho para .ogg e botei nos arquivos do jogo no lugar, tendo ouvido só uma musica.
E ela não presta.Vou condenar as outras baseada nessa também. MUITA gente reclamou sobre a trilha sonora, mas como eu fugi disso não posso falar sobre. Welp.

4-Jogabilidade
Muito bem, sem mais delongas, vamos á jogabilidade finalmente.

Este jogo é bem simples. Tal qual outros jogos consagrados, como need for speed underground 2 (que eu irei tratar sobre em um outros post) você apenas corre. E corre. E aí quando você ta enjoando de correr e freia você percebe que seu oponente ta logo atrás e volta a correr.
Mas Mountain Vengeance não é assim, nãão.

Você começa a correr. E ta correndo. Seu oponente ta lá atrás e vc tá EXTOURANDO na quinta marcha a 130 KM/H, pensando "MEU DEUS EU SOU O DEUS DE AKINA"
Até que você faz a sua primeira curva, fazendo drift.
No começo o drift dá certo.
Aí o drift dá errado e você percebe que ta perdendo velocidade pq seu carro foi puxado para o guardrail como se fosse um FODENDO IMÃ.
E aí você sente falta da velocidade de antes.

Vamos ser técnicos:

4.1-Direção:
Reparem o quão longe o Ryosuke está. Longe pra carai.
Porca. Simplesmente. O carro oscila em altas velocidades, penso eu que tentaram simular a idéia do motorista que gira levemente o volante, mas o carro fica simplesmente querendo sair do controle toda hora.
Você não consegue fazer um drift. Para aqueles que viram o Teaser vão concordar comigo. O drift no começo parece até que vai dar certo, mas depois ele começa a perder o controle. Depois de jogar por 2, 3 ou 4 dias você começa a ter uma falsa sensação de "controle" e de "domínio", que é ilusório. Não importando como você dirija, você não consegue ser um Fujiwara Takumi, pois você vai perder muito tempo batendo na parede, tirando o título de "Mestre das batidas" do Nakazato e roubando pra si. Dêem uma olhada no downhill do Akina para terem uma noção do que estou falando. Reparem também o nível de velocidade do oponente, eles não passam de 76 km/h. Triste.

4.2-Level Design:




Até aqui o jogo ainda é bonito...Segue acima uphill de akina, já que o downhill ja foi postado


O jogo tem 4 pistas, Akina, Akagi, Myogi e Usui, com diferentes sets de curva, sendo Myogi a com mais curvas curtas, Usui com mais curvas interligadas, Akagi com um padrão constante de curvas longas seguidas de linhas retas, e Akina com o padrão de uma linha reta a cada set de curvas. Interessante notar que Akina TEM as sarjetas por onde Takumi faz sua famosa técnica....mas que não funcionam.

All in all, as pistas são bem similares, com mudança de textura aqui e ali. No entanto, pelo menos tiveram a decência de deixar as placas do jogo em japonês. A única diferença VISÍVEL é, obviamente, a forma das pistas de dirigir. Embora Akina tenha uma área que você passa por entre montanhas e Akagi tem uma área de barro, não tem diferença entre dirigir no barro e dirigir na grama do começo de Akina.




Akagi é uma pista boa para uphill, suas linhas retas ajudam a ganhar distância do oponente. Segue acima Akagi Downhill.


A primeira curva de Myogi na verdade tem uma pecularidade interessante: É possível fazer uma curva boa indo á toda velocidade no começo. Fora isso, é um terror de curvas e eu já cheguei a perder uma uphill nela.




Usui é praticamente um aparelho de medição de batimentos cardíacos, olhando o layout da pista. Se você não gostava de curvas antes, também não vai gostar de Usui. Embora é possível distinguir o lugar do "super drift" direto no mapa da pista....
Em resumo, as pistas não são lá muita coisa, mas também podemos dar crédito a esses caras: Myogi e Akagi não apareceram em sua totalidade em Initial D: First Stage (que é onde o jogo se passa, visto que os Lancer Evolutions da Emperor não fazem sua aparição aqui), e se esforçaram até para tentar fazer Usui, apesar de que muito de Usui também não foi visto. Se as pistas fossem um pouco mais largas, ficariam ótimas.

4.3-Modos de jogo:



Nós temos 2 tipos de modos principais e 4 modos secundários.
Os principais, é time attack (contra o relógio, tipo quando os caras estão treinando na pista em Initial D) e cotra oponente (Batalha comum como qualquer outra.), vencendo os contra oponente você libera novos pedaços de pista (S1, S2, S3, S4 e o percurso todo) e novos corredores, e as vezes até modos secundários, e também músicas.

Os secundários são os modos de encarar a pista (uphill e downhill) e também os "handicaps" (pista molhada ou gumtape deathmatch), sendo que na pista molhada os drifts ficam quase decentes mas os carros perdem controle mais fácil (reparem que os vídeos só fiz com pista molhada), e ela é liberada após derrotar Nakazato em full Myogi, enquanto o gumtape deathmatch é mais difícil de virar e fazer drift, visto que na teoria, a mão direita do motorista está pregada no volante com fita adesiva, é liberada após derrotar Shingo em full Myogi.

4.4-As Corridas:

Já pensou se fosse um "You're winner" ?

Como visto mais acima, as pistas não são lá essas coisas, e a direção também não presta muito. E então? E quanto as corridas em si, como elas são?

A direção? Pecável. As pistas? Difíceis de navegar. Os modos? Um pior que o outro.
Mas as corridas?
A menos que você esteja fazendo uphill, elas são incrivelmente fáceis.
Como visto no vídeo do Akina Downhill, os carros não passam de 76,6 KM/H. O que é, no máximo, metade da quarta marcha do seu carro, qualquer que seja. Fora que, mesmo que você fique se arrastando nas paredes, você vai na maior parte estar a 130+ km/h do que perdendo velocidade.
Outra coisa é que você tem uma capacidade de arranque muito grande, com seu carro podendo engatar a quinta desde o começo da corrida (como vocês percebiram que eu faço sempre), e ainda acelerando exponencialmente.
De qualquer forma, você só pode ser derrotado de propósito ou se você for muito lixo. Ou se estiver fazendo Uphill.

5-Gráficos:
Vamos passar para algo que alguns colocariam no topo da lista, mas eu decidi colocar no finalzinho. Os gráficos.
Como vocês puderam perceber, os gráficos não são lá de primeira. E estamos falando de um jogo de 2004, need for speed: underground 2 já tinha sido lançado. Inclusive, o jogo de Sega Saturn de 91 de Initial D tem gráficos menos "polidos", mas muito mais bonitos do que Mountain Vengeance. Mountain Vengeance, como vocês viram nos vídeos, tem simples fotos para marcar uma audiência, e por "increça que parível", os carros estacionados em certos pontos das pistas são mais bonitos e detalhados que os carros que dirigimos. Quase como se o jogo fosse uma demo de algum tipo.

6-Considerações Finais:

Como eu disse antes, para me fazer reviver o blog, o jogo tem que ser ou muito bom, ou muito ruim. In(?)felizmente, Initial D: Mountain Vengeance é um jogo ruim, e realmente, não merece ser chamado de jogo de Initial D.  Com uma direção impossível, físicas imbecis, sem o mínimo de coerência, os gráficos incrivelmente beta... sendo sincero, esse jogo tem potencial. Algum bom codder poderia pegar o jogo e destrinchá-lo para torná-lo bom. As pistas estão lá, os carros podem ter os modelos melhorados (ou até mesmo ripados de outros jogos e/ou mods de jogos, como o Trueno dos mods de GTA San Andreas ou o de Assetto Corsa- Japanese Pack DLC), as pistas um pouco mais alargadas e as físicas melhoradas, e temos um bom jogo de Initial D em mãos. No mais, parece que temos um jogo beta em mãos que decidiram vender antes do necessário.

7-Legado:

Por incrível que pareça, SIM, esse jogo deixou um legado. A Canopy games, que desenvolveu o jogo, faliu e seu site oficial virou um site japonês de decoração ou algo do tipo. Já a Valusoft, que desenvolveu o jogo, foi vendida para a Cosmi Corporation em 2012, da publicadora THQ por uma quantia não revelada. A última atualização sobre a Valusoft foi em 2013, embora o Copyright do site está atualizado até 2017. Aparentemente, a Valusoft continuou a fazer/publicar jogos, embora todos pareçam medianos e velhos (o máximo de compatiblidade é windows XP), além de custar o simbólico preço de 10 doletas. Interessante notar que Initial D: Mountain Vengeance foi o último jogo produzido pela Canopy games.
Fora isso, houve a horda triste de fãs ao jogar e se deparar sobre o quão triste era o jogo. Não chega nem perto do que deveria ser Initial D.

Mas não se preocupem, eu mesmo dei meu jeito de fazer uma boa corrida uphill do Akina em outro jogo!


E em seguida, eu fiz uma descida tentando parecer no volante o Takumi do Mountain Vengeance. Embora mesmo eu tentando fazer sacanagem, ficou melhor do que o Mountain Vengeance. Welp.



De qualquer forma, muito obrigado por verem este review! Se inscrevam no canal oficial do blog, assim vocês vão estar atualizados com tudo o que acontece e até mesmo conseguir ver em primeira mão as gameplays gravadas antes de estarem no blog!

Espero vê-los em breve!




BREAKING NEWS!
I'm proud to announce that we shall soon be having a new poster on the blog, Cj. He's a friend of mine I met during Attorney Online, and he's willing to help out on the blog with the english posts. Basically, we will have fully english posts thanks to the guy. Isn't that great? I'm looking forward to work with Cj, too! See you guys very soon!

Estou orgulhoso de anunciar que nós logo teremos mais um postador no blog, Cj. Ele é um amigo que eu conheci jogando Attorney Online, e ele está interessado em ajudar com o blog com postagens em inglês. Basicamente, nós vamos ter posts totalmente em inglês graças a ele. Isso não é demais? Eu estou doido pra trabalhar com o Cj, também! Vejo vocês em breve!

Próximo jogo a ser revisado tem drifts de verdade e um hachi-roku indo a mil! Será que vocês conseguem advinhar qual é? Façam suas apostas nos comentários!

0 comentários:

Postar um comentário