Review RPG Maker: Saint Seiya Densetsu

Realmente, não acredito que em menos de 5 minutos umas 60, 70 pessoas entraram no blog assim que comecei a compartilhar coisas na página. Mas de qualquer forma, está na hora de falar de um jogo que eu deveria ter falado a muito tempo.

Lembro que joguei muito esse jogo e um outro chamado Saint Seiya Asgard Chapter, na época que ele era bem novinho, um jogo bem satisfatório, porém sem música, infelizmente.

Saint Seiya Densetsu é um projeto feito por BRs em inglês que visava englobar toda a saga do santuário, asgard, poseidon e hades, desconfio que o projeto começou em meados de 2000, até hoje eles conseguiram englobar até o filme o santo guerreiro, não é lá muito progresso.

O jogo originalmente era para ter a história de treinamento de todos os 5 principais de bronze, a história de Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, cada um com suas batalhas individuais e história da visão do personagem, o que lançaram acabou sendo apenas com a história de Seiya e Hyoga, Indo desde o treinamento deles na Sibéria e Grécia até Seiya acertar a flecha em Durval no filme O Santo Guerreiro, embora antes tenham colocado a luta entre Seiya usando a Armadura de Sagitário e Aiolia usando a Armadura de Leão.

Nós não temos muitas horas de jogo, caso o cara não morra nenhuma vez, o jogo pode ser zerado em umas 4 horas, sem problemas, originalmente o jogo não tinha muito som, o máximo que tinha era os efeitos sonoros e pronto, porém lá pra 2007 adcionaram musicas e tudo o mais.

Infelizmente tanto o projeto saint seiya densetsu, da saga do santuário, quanto o saint seiya densetsu meiou hades hen foram descontinuados, embora ainda seja possível baixar as demos do densetsu santuário aqui.

http://www.cdz.com.br/densetsu/siterev2/main.htm


O jogo segue fielmente a história do anime, temos as batalhas galáticas, os treinamentos, vídeos as vezes, os combates são demais, antigamente você tinha que digitar comandos para então poder atacar, porém recentemente modificaram isso para os golpes ficarem em uma lista que você possa utilizar.

É interessante ver como conseguiram englobar tanto do jogo, temos a batalha contra Cassius, Shina, Shiryu, Geki, Ikki, Misty, etc, e eles ainda pegaram as OSTs originais e golpes originais em japonês...


Em certos momentos, as escolhas eram limitadas, Por exemplo, quando Seiya vira um boneco por causa das penas das aves de Jamian que ele matou,  Ao tentar escolher "fight", Seiya simplesmente diz que não consegue se mover, quando Seiya é pego pela garganta por Geki, eles nos dão uma opção de onde atacar, etc.

O jogo foi feito exatamente de fãs para fãs, a única forma de avançar pelo jogo DESDE A GUERRA GALÁTICA ou é o cara chutando na sorte (ou pensando um pouco.) ou o cara teve que assistir o anime, no filme de éris, temos diálogos diferentes caso mandemos os Cavaleiros para inimigos diferentes, você apenas tem uma batalha legal com Yan de Escudo caso você mande Shiryu enfrentar ele, você apenas consegue usar a ajuda do Ikki contra Orpheu de Lira caso o próprio Shun vá enfrentá-lo, etc.

Neste jogo contamos com um pequeno moveset para os personagens, Seiya e Hyoga originalmente não podiam ter golpes "lvl 2" como Pegasus Rolling Crash e Aurora Thunder Attack, apenas caso acumulassem 5 SPs e comprassem, antes o jogo começava já na saga dos cavaleiros negros até, depois mudaram isso, felizmente.

O moveset é:

Seiya:

Pegasus Ryu Sei Ken.
Pegasus Rolling Crash
Pegasus Sui Sei ken (Não é utilizado no jogo, embora eu tenha encontrado o som do golpe nos dados do jogo)
Pegasus Gold Ryu Sei Ken

Shiryu

Rozan Sho Ryu ha

Hyoga

Kolitso
Diamond Dust
Aurora Thunder Attack.
Aurora Execution (Também não é utilizado, embora eu também tenha encontrado o som nas pastas do jogo)

Shun

Nebula Chain
Rolling Defense
Andromeda Nebula (Apenas utilizado na guerra galática contra Jabu)
Nebula Stream/Storm (Não utilizado, apenas nas pastas, de novo.)

Ikki

Phoenix Genmaken
Phoenix Houo Tensho.

Tem ainda muito mais, porém não da para colocar todos, ficaria muito grande a postagem.

Não tenho muito a falar do jogo por ser um projeto morto, mesmo o hades está em hiato desde 2010, infelizmente não há mais nada a falar.

Gameplay: 10.0 Nunca vi um jogo de RPG ter um gameplay incrível daqueles.
História: 10.0 Não há muita coisa a falar, é Saint Seiya!
OST: 10.0 Sério, adorei as musicas e afins.

Nota final: 10.0.
Só não dou mais por causa que o projeto está morto...

Bem, é isso, até mais o/

3 comentários:

  1. Ed Santos disse...:

    Olá meu amigo encontrei seu blog por acaso pq estava pesquisando aqui pelo histórico desse rpg clássico. E se eu te disser que ele renasceu das cinzas? Kkkkkkk Isso mesmo, um antigo desenvolvedor retornou desde o ano passado com o jogo e desde dezembro de 2016 está disponível para download a nova versão que vai até o final das 12 Casas. E Asgard já está em desenvolvimento. Estou ajudando o criador na divulgação do jogo e corrigindo bugs do mesmo. Parabéns pela matéria do Densetsu. Me adiciona no face ae pra te mandar o link da página do jogo. Até o momento tem mais de 500 curtidas. Forte abraço.

  1. Anônimo disse...:

    Me manda este link tb

  1. Unknown disse...:

    SO PROCURARO POR DENSESTU TEAM NO FACEBOOK

Postar um comentário