Review 3DS: Professor Layton and the Miracle Mask.

"Hershel, No guts, no Glory!"

Fala ae galera, já faz um tempo que eu to fora, mas era porque estava jogando o próximo jogo do meu review, eu ia colocar ele para vender logo, então me adiantei para poder fazer um review dele logo.

Bem, provavelmente boa parte das pessoas com um 3DS querem ter Pokemon Omega Ruby/Alpha Shappire, ou então Kid Ikarus Uprising, mas aparentemente eu fui um dos que tiveram coragem de encarar Professor Layton and the Miracle Mask na loja.

Logo de cara, temos o professor de arqueologia em uma das tantas universidades de londres, Hershel Layton, com alguns puzzles do lado dele (3 de cada lado) e em baixo uma frase que ele e um velho amigo seu de infância tanto repetem quando completam um puzzle com sucesso:

"There is no puzzle witouth a solution"

Acreditem, esse jogo não aparenta, mas alguns puzzles são realmente difíceis.
O jogo se foca na cidade de Monte d'Or, uma cidade no deserto que inicialmente era um mero oasis, porém em pequenos 18 anos, esse pequeno oasis com um hotel pequeno acabou prosperando e virando uma grande cidade, cheia de cassinos, vendas, etc, uma rede pra caçar turistas.



A história gira em torno de Hershel Layton, Luke Triton, Emmy Altava e Henry/Angela Ledore, tentando desvendar o mistério em torno da famosa Mask of Chaos, uma máscara muito discutida no ramo da Aqueologia, dizendo ter poderes misteriosos.


O motivo da ida de Hershel Layton para a isolada cidade de Monte d'Or é porque sua conhecida de infância, Angela Ledore, lhe enviou uma carta para poder ajudar a desvendar o mistério de um novo vilão que assombra Monte d'Or, The Masked Gentleman.

Disse uma vez em um review e vo dizer de novo: Sujeitinho simpático né?


A situação em Monte d'Or era alarmante, porque o Masked Gentleman fazia coisas chamadas Dark Miracles, como transformar pessoas em cavalos, pedras, levitá-las e fazê-las desaparecer, etc.


Temos certos menus como a maleta de Layton, e também sua contraparte 18 anos na passado, a mochila, ambas servindo o mesmo propósito, mantendo um registro de sua localização atual, o diário do Layton, que conta sobre sua investigação, o numero de picarats que você tem (não sei o que é picarats, mas a cada puzzle que você passa, ganha uma certa quantia, dependendo de quantas vezes você errou até chegar na resposta desse puzzle, e da dificuldade dele.), as suas hint coins (são moedas que você usa para poder conseguir dicas e assim terminar o puzzle, elas são limitadas e só existem umas 250 para 150 puzzles, cada puzzle pegando no máximo 5 hint coins, 3 para para as dicas normais e 2 para a super dica que geralmente te entrega na mão a resposta do puzzle, quanto maior a quantidade de moedas que você tem, o icone do lado da tela vai mudando, no começo são montinhos de moedas, mas depois são mudados para icones de Luke, Emmy e Layton, nesta exata ordem, com algumas coroas, espadas e jóias preciosas, aparentemente, as hint coins fazem parte da economia do local.) seu objetivo, o numero de puzzles que você achou (identificados por uma exclamação vermelha em um balão branco) e o numero de puzzles que você completou (identificados pela cartola do layton), os mistérios do jogo, a puzzle index, que mantém um balanço dos puzzles que você resolveu, lhe deixando até refazê-los, a opção de salvar, certas cenas que você pode ver no menu de episódios, e as opções de brincar com um robô recebido pelo dono da loja de brinquedos, de jogar um minigame de shopping recebido pela dona de uma loja de roupas e acessórios, e a opção de brincar com seu coelho, recebido pelo dono do circo de Monte d'Or, além de poder ver sua coleção de artefatos, poder rabiscar o que quiser em "memo", retornar ao main menu, aumentar ou diminuir o som e fechar a maleta/mochila.

Sim, meu 3DS está um pouco sujo, mas....se eu tivesse tirado a foto mais perto, daria para ver o Layton com uma roupa de rei e uma espada de ouro, e uma coroa em volta da sua cartola.
Em "mistérios", podemos ver todos os mistérios do jogo, classificados aqui como cartas de um jogo de baralho, tipo aquela paciência velha pra windows 95, 98, e o freecell pra XP, sabem?


Aqui, os mistérios resolvidos estão apresentados com um fundo dourado, e os ainda em aberto, com um fundo marrom.
Em puzzle index, podemos ver todos os puzzles que fizemos, são 135 na história, e mais 15 puzzles especiais para se fazer, totalizando 150.


Aqui está o puzzle n 15, fix the fossil, que na história foi resolvido pelo amigo de escola de Hershel Layton, Randall Ascot.




O jogo nos estimula a pensar quando não temos hint coins, e é um bom trabalho pra mente, nos incita a pensar e muito, e é realmente satisfatório quando conseguimos finalmente passar de tal puzzle, é realmente....uma sensação do tipo...



Isso.

Anyway, o jogo passa em dois momentos distintos, o primeiro, o presente, com a cartola de Layton como símbolo no diário, onde se passa a investigação em Monte d'Or, e o segundo, 18 anos no passando em stansbury, com o terno escolar de Layton como símbolo.
O primeiro pedaço do diário no presente é Beginning the Investigation, e o do passado Randall Never Listens.
O presente se foca mais no Masked Gentleman, em falar sobre seus Dark Miracles e arranjar respostas sobre o que acontece em Monte d'Or e como seus "milagres" podem ter sido feitos, terminando quando a mente por detrás do Masked Gentleman é revelada e seus planos são frustrados.
O passado se foca mais no passado de Layton em Stansbury, falando sobre como ele aceitou ir com Randall para as ruinas de Akbadain, da dita como mito Civilização Azran (Creio eu que na série de DS tiveram um jogo focado neles) e sua "morte" na antepenúltima câmara das ruinas no oitavo andar no subsolo, seguindo para o momento quando seus pais estavam empacotando as coisas para Layton ir estudar arqueologia em Londres.

Os personagens são bem desenvolvidos e suas personalidades parecem até de pessoas reais vivas, Hershel Layton age feito um verdadeiro cavalheiro, isso se mostra evidente em várias ocasiões, tanto em sua vestimenta, quanto quando pediu para não haver brigas entre dois cavalheiros, aceitando uma batalha com puzzles ao invés disso, quando Emmy diz para Layton e Luke subirem no carrossel de Pumpkin Park para ela tirar uma foto, ele diz "Cavalheiros não devem participar de passeios como esses....ahem", destaque no "ahem", como se ele por dentro quisesse realmente fazer isso, mas por boas maneiras e para evitar o ridículo, se recusou, suas frases na resolução de puzzles também, como por exemplo "um belo enigma para um cavalheiro", e até mesmo no espelho do seu quarto de hotel, ele diz "Oh! Eu espio um refinado cavalheiro refletido no espelho!"

Luke, por outro lado, gosta de exibir como é aprendiz de Layton (sou leigo na série, este foi o primeiro jogo da série que eu joguei, portanto se faltar alguma informação sobre Luke aqui, não é minha culpa, apenas não tenho muito conhecimento sobre a série), no espelho de seu quarto do hotel, ele fala "Professor, seu aprendir espetacular está refletido no espelho", quando se apresenta para as pessoas, ele fala "Sou o aprendiz do professor layton e um cavalheiro", e quando resolve puzzles também fala "Eu sou o aprendiz do professor!", ele sabe falar com animais, mas incrívelmente, tem medo de montanhas russas, e pode gerar alguns momentos cômicos, na frente da mansão de Alphonse Dalston, no cactus a esquerda, ao cutucar o cactus na primeira vez, ele fala "Ai!", ao cutucar de novo, ele fala "Ai, ui" e ao cutucar uma terceira vez ele fala "Você ganhou cactus, por hora!" Dentro da casa, ao cutucar as velas, ele fala "Argh, isso é quente!", uma segunda vez "Arrgh, isso é muito quente!!!" e uma terceira vez "Cansei de tocar isso."

Emmy, a aprendiz do professor, faz comentário realmente sem importância durante o jogo em certos momentos, mas ela é realmente útil em certos momentos, por exemplo, ao examinar os carrinhos na loja de Guy, ela que mostra o puzzle 004 para Luke, e ela que faz o 005, resultando no robôzinho.
Ao chegar em Monte d'Or, ela resolve conduzir a própria investigação, o que não da muito certo, ela costuma tirar fotos das cenas dos crimes (embora eu ache que transformar pessoas em pedra não seja nenhum crime), e se refere no espelho como "uma assistente espetacular"

A coleção, envolve 40 objetos encontrados pelo mapa, 5 deles não tem como perder, e se perder não os pode mais conseguir, pois são encontrados nas ruinas de akbadain, a primeira peça é "Stylish Clay Pot", e a ultima, "Last Jigsaw Piece".
Legal né, ter todas as peças? :3
Bem, sem dúvida eu tenho muito mais para falar, mas infelizmente isso deixaria o post muito grande, então, irei deixar aqui com vocês um presente, para aqueles que comprarem o jogo: A solução do puzzle 001: Stumble's Ballons:


Para quem não conseguiu ver, é o ponto na direita, no topo, o ponto do meio no meio e o ponto na esquerda, do topo, se for mostrar para algum parente, sugiro você demorar de 3-5 segundos como se estivesse pensando antes de cutucar, ou então fazer tudo de uma vez feito um gênio.

Bem, isso é tudo, até mais o/

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